MENU

02/01/2023 às 19h10min - Atualizada em 02/01/2023 às 19h10min

Governador Wanderlei Barbosa e vice Laurez Moreira tomam posse na AL e são recebidos pelo público no Palácio Araguaia

Nas cerimônias realizadas na Assembleia Legislativa e na entrada do Palácio Araguaia, governador e vice-governador garantiram um Governo acolhedor, responsável e comprometido para atender toda a população tocantinense

Guilherme Lima
Secom/TO
Na Praça dos Girassóis, governador e vice-governador recém-empossados reforçam compromisso com os tocantinenses - Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

    
“Eu farei o meu governo de maneira simples, para que as pessoas tenham proximidade com o meu gabinete. Quero que os programas sociais da nossa gestão atinjam as pessoas. Eu quero cuidar do meu povo”. Com essas palavras, o governador Wanderlei Barbosa iniciou sua fala na cerimônia de posse, juntamente com o vice-governador Laurez Moreira, neste domingo, 1° de janeiro de 2023. A sessão solene foi conduzida pelo deputado Antonio Andrade, atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e contou com a participação da senadora eleita Dorinha Seabra Rezende, do senador Eduardo Gomes, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, entre outras autoridades do judiciário, do legislativo e prefeitos de diversos municípios tocantinenses.

Em seu discurso como autoridade máxima da Aleto, o presidente Antonio Andrade ressaltou que reconhece o caráter do governador Wanderlei Barbosa. “Certamente ele governará seguindo os princípios da fé e da honradez, o que nos permite afirmar que o Tocantins vai seguir com ações propositivas, buscando desenvolvimento para melhorar as condições do povo tocantinense. Tenho certeza de que, com a experiência de Laurez e Wanderlei, a gestão fará um excelente trabalho. Aqui começa uma nova história para a nossa gente”, afirmou.

Durante a sessão, o governador eleito, Wanderlei Barbosa, recebeu a faixa de Antonio Andrade e fez o juramento oficial, prometendo cumprir as constituições (Federal e Estadual). Posteriormente, em discurso, apresentou resultados da sua gestão, que assumiu em outubro de 2021, e garantiu manter o bom desempenho para os próximos quatro anos. “Esses resultados representam a prestação de contas que fazemos questão de externar. Temos um compromisso e vamos alcançar muito mais nos próximos anos, com atuação expressiva em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Como governador não vou mandar, vou comandar para o povo tocantinense”, afirmou o governador recém-empossado.

Ainda em seu discurso durante a posse, emocionado, o chefe do Executivo agradeceu aos tocantinenses pela confiança, prometeu honrar e governar o Estado do Tocantins de forma justa, atendendo a contento todos os cidadãos do Estado. “Obrigado a todos que confiaram em mim para que pudesse governar este Estado. Agradeço a todos que me fizeram chegar aqui. No nosso Governo teremos muito respeito, aos órgãos de Justiça, aos órgãos legislativos e aos tocantinenses. Deus abençoe o nosso Estado. Obrigado a todos”, discursou.

Dando continuidade à cerimônia de posse, o governador Wanderlei Barbosa e o vice-governador Laurez Moreira caminharam até a ala norte do Palácio Araguaia, onde o pastor da Primeira Igreja Batista de Taquaruçu, Michelangelo Lima; e o arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, realizaram atos ecumênicos.

Já na Praça dos Girassóis, o vice-governador Laurez Moreira reforçou o potencial do Tocantins e afirmou que vai contribuir com a gestão de forma ativa para melhorar, cada vez mais, o bem-estar social da população. “Eu sei da responsabilidade que é ser um vice-governador, ainda mais ao lado do nosso Wanderlei Barbosa. Garanto que ele e o Estado terão um vice-governador que dará tranquilidade e serviço, pois minha experiência me ensinou e estarei aqui para ajudar. Nós dois nascemos aqui no Estado e vamos fazer uma administração não só para o Tocantins, mas também para o Brasil, haja vista o potencial que temos”, conferiu o vice-governador Laurez.

Novamente discursando, no palco montado na ala norte do Palácio Araguaia, o governador Wanderlei Barbosa finalizou seu enunciado para a população garantindo o trabalho coletivo com equipe de Governo, prefeitos de todos os municípios e demais frentes políticas, para que juntos entreguem um trabalho de excelência. “Meu vice será de extrema importância para a nossa gestão. Quero dizer ao povo do meu Estado da certeza de uma coisa, que vamos trabalhar diariamente para corresponder essa confiança. Vou conversar com todos os setores e os prefeitos. Peço sempre para que meus secretários atendam bem a todos e todas, com educação e cuidado, pois somos remunerados para atendê-los. Estamos à disposição e essa é nossa obrigação”, finalizou o governador.
 

Perfil do governador Wanderlei Barbosa e do vice Laurez Moreira

Wanderlei Barbosa Castro tomou posse neste domingo, 1° de janeiro, para seu segundo mandato como Governador do Tocantins. Ele é natural de Porto Nacional, onde começou a carreira política em 1989, quando foi eleito vereador pelo município. Em 1996, tornou-se vereador por Palmas, cargo que ocupou até 2010. Neste mesmo ano, elegeu-se para o primeiro mandato de dois, como deputado estadual. Em 2018, foi vice-governador do Tocantins e assumiu o Executivo como governador em outubro de 2021.

Atualmente, o governador é filiado ao Republicanos e, no ano de 2022, a sua chapa com Laurez Moreira de vice foi eleita em votação histórica. Venceram em primeiro turno, com 58,14% dos votos válidos, o que representa um total de 481 mil eleitores. De família política, Wanderlei Barbosa Castro é filho de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, e pai de Léo Barbosa, reeleito como deputado estadual.

Laurez Moreira é um tocantinense legítimo. Nasceu em Dueré. Seu pai, Juarez Moreira, era agricultor e foi político na cidade. Começou a participar do movimento estudantil ainda jovem e em 1980 foi eleito vereador de Dueré. Nessa época, Laurez confirmou sua vocação para a política. Em 1994, candidatou-se a deputado estadual. Laurez foi eleito pela primeira vez e, na Assembleia, ficou por três mandatos. Ganhou experiência no parlamento e, em 2006, resolveu representar o Tocantins na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em 2010, Laurez foi reeleito com grande votação e fez um trabalho que o credenciou a se candidatar a prefeito de Gurupi, em 2012. Laurez venceu e se tornou prefeito. Foram 8 anos de gestão na cidade gurupiense. Hoje, além de ser vice-governador do Tocantins, preside o partido PDT no Tocantins.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »