MENU

29/12/2022 às 20h26min - Atualizada em 31/12/2022 às 00h00min

Anitta revela ter ‘doença do beijo’; médico revela fatos e mitos sobre vírus Epstein-Barr

De acordo com o médico Tasso Carvalho, a doença conhecida como "doença do beijo", é causada pelo vírus Epstein-Barr através da saliva.

Erre Soares
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
  
Recentemente, a cantora brasileira internacionalmente conhecida Anitta revelou que teve o diagnóstico do vírus Epstein-Barr, conhecido como causador da "doença do beijo" e que também pode gerar doenças como a esclerose múltipla. 

A cantora disse que passou "pelo momento mais difícil da [sua] vida" quando a doença foi confirmada. De acordo com o médico Tasso Carvalho, a doença conhecida como "doença do beijo", é causada pelo vírus Epstein-Barr através da saliva.

1 - Doença só é contraída através de beijos?
No entanto, segundo o médico, a mononucleose infecciosa não é apenas transmitida pelo beijo, mas pelo compartilhamento de objetos como escova de dente, copos ou talheres. Ou seja: qualquer pessoa pode ter.

2 - Quem tem o vírus transmite-o a vida toda?
Seu período de transmissibilidade pode durar um ano ou mais. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), passada a infecção, o vírus se torna inativo no corpo do paciente, podendo ser reativado em alguns casos.

3 - O vírus é raro?
Não. De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo vírus Epstein-Barr (VEB) é muito comum. O VEB é um tipo de herpesvírus chamado herpesvírus 4. Nos Estados Unidos, cerca de 50% de todas as crianças com 5 anos de idade e perto de 95% dos adultos tiveram uma infecção por VEB. 

4 - Os sintomas são claros?
De acordo com Tasso, em muitos casos, a mononucleose se manifesta de forma assintomática. Por isso, as pessoas podem transmitir sem sequer saber que estão com o vírus.

Quando há sintomas, eles podem ser confundidos com os de outras doenças respiratórias comuns. Por isso, uma boa maneira de confirmar o diagnóstico é por meio de um exame sorológico para identificar a presença de anticorpos.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode causar:
  • febre alta;
  • dor ao engolir;
  • tosse;
  • dor nas articulações;
  • inchaço no pescoço;
  • irritação na pele;
  • amigdalite;
  • fadiga;
  • Inchaço do fígado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »