MENU

30/12/2022 às 18h26min - Atualizada em 30/12/2022 às 18h26min

“Cadê a meta que estava aqui?”

Ludmila Pereira de Araujo Souza
É chegada a última semana do ano e a temporada de festas continua. Ainda falta o Réveillon.

Inevitavelmente, justamente nessa última semana, todos nós repensamos o que foi a nossa vida durante essas 52 semanas que se passaram.

Entre tantas metas que idealizamos, com certeza uma delas foi um maior cuidado com a saúde. Geralmente, na grande maioria dos casos, está relacionado principalmente à perda de peso e melhora na qualidade da alimentação.

Você, no auge da sua motivação, compartilha essa vontade com algumas pessoas e promete que aquele ano será diferente, mas o tempo vai passando e nem sempre essas metas vão sendo cumpridas. E se já não bastasse a autocobrança, ainda vem a cobrança das pessoas mais próximas.

Entram em ação os fiscais: é aquela amiga inconveniente que ficou alguns meses sem vê-lo, mas na hora que encontra, já fala logo que você “deu uma engordadinha”; é aquele colega de trabalho chato que boicotou sua dieta o ano inteiro e agora pergunta se você não conseguiu perder peso; é sua mãe que chama sua atenção, pois está com seus exames “alterados”, mas não perde a oportunidade de fazer aquela sobremesa à que você, compulsivamente, não resiste.

Chove de “memes” na internet, falando que no início do ano eram 5kg a perder e que agora, são 10. Ou, ironicamente, falas-se em simpatias e fórmulas mágicas de como perder 20kg em uma semana.

Deixando o humor um pouco de lado, a verdade é que seja através dos fiscais - de prato e de vida alheios -, ou dos “memes” de rede sociais, a cobrança, de alguma forma, vem. E com ela, vem junto ainda a frustração e a chateação por, mais uma vez, não ter atingido o seu grande objetivo.

O que acontece é que muitas dessas metas são pensadas de maneira “aleatória” e sem planejamento, além de serem colocadas de forma inatingíveis e nada práticas de serem cumpridas.

Em um processo de mudança de estilo de vida, inicialmente, temos a motivação como aliada, mas quando esta acaba, precisamos contar com a disciplina.

E é justamente quando os furos começam, pois planos irreais são difíceis de serem mantidos em longo prazo, mesmo entre pessoas muito disciplinadas.

E você, meu caro leitor, que se enxergou nessa situação: aceita um conselho?

Vamos começar fazendo o básico bem-feito: beber mais água; comer mais frutas, verduras e legumes; e diminuir o consumo de industrializados.

Estabeleça metas simples e atingíveis e o seu processo vai se tornar mais leve e consequentemente, seu objetivo estará bem mais próximo de ser alcançado.

E aí… cadê a meta que estava aqui? Já começou a ser cumprida.

____________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »