MENU

28/12/2022 às 23h18min - Atualizada em 28/12/2022 às 23h18min

‘Milagre de Deus’, afirma jovem de 25 anos que conseguiu transplante de córnea no Tocantins

Número de transplantes saltou quase 180% no Tocantins

Assessoria
Os transplantes de córneas, no Tocantins, são realizados no Hospital Geral de Palmas - Foto: Nielcem Fernandes/SES
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou na quarta-feira (28), um balanço dos transplantes de córneas realizados no Tocantins, em 2022. Os dados apontam que foram feitos 67 procedimentos este ano contra 24 em 2021, um crescimento de 179,16%. O recorde se deu graças ao número crescente de doação de múltiplos órgãos, 14 (2022) e 01 (2021).

“2022 foi um ano em que o tocantinense se mostrou muito solidário. Tivemos um recorde em doação de múltiplos órgãos e isso influenciou no número de transplantes, que significa a mudança na forma de olhar a vida, seja da família que ressignifica o luto ou da família de quem espera um órgão ou tecido e é atendido em tempo hábil”, afirmou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús.

Recém chegada ao Tocantins, Isabela Vieira Costa, de 25 anos, foi contemplada com a solidariedade dos tocantinenses. “Após um mês no Estado, descobri que precisava realizar um transplante de córnea e por milagre de Deus tudo foi bem rápido. A experiência me ensinou que nunca sabemos o dia de amanhã, as coisas acontecem na nossa vida em questão de segundos. Nunca me imaginei em uma situação de precisar de um transplante. Hoje tenho a visão da importância da conscientização da doação de órgãos, em todos os seus campos. A gente nunca sabe quando nós, ou alguém que amamos possa precisar. Rezo todos os dias por meu doador e seus familiares, como forma de agradecimento”.

Fluxo para transplante de córnea no SUS tocantinense
Para entrar na lista de espera do transplante, o cidadão deverá ser avaliado por um oftalmologista, vinculado ao Sistema único de Saúde (SUS) ou da rede privada que emite um laudo indicando a necessidade da realização do transplante. Em seguida, o paciente entra em contato com a Secretaria de Saúde do Município de origem com o laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Após esse acionamento, a central de regulação do município realiza o agendamento do paciente no Ambulatório de Transplante de Córnea no Hospital Geral de Palmas (HGP), para confirmar a necessidade do procedimento e a possibilidade de realização do mesmo no Estado. O médico oftalmologista da equipe de transplante inscreve o paciente no Sistema informatizado de Gerenciamento do Sistema Nacional de Transplantes (SIG-SNT). O paciente recebe o comprovante da inscrição com o Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT), que contém informações necessárias para a consulta de sua posição na lista, disponível no endereço https://snt.saude.gov.br.

A Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) faz o gerenciamento da lista e informa, à equipe transplantadora, da disponibilidade do tecido (córnea) e o nome do próximo receptor em espera. Ficam a cargo da CETTO todas as operações logísticas necessárias para que o tecido chegue à equipe que realizará o procedimento cirúrgico.

Com o sucesso do procedimento, o paciente recebe o devido acompanhamento no Ambulatório de Transplantes de Córnea, conforme agendamento realizado pela própria equipe transplantadora.

Processo de captação
O Tocantins possui uma Central de Transplantes, credenciada pelo Ministério da Saúde (MS), que tem como principal função, a gestão de todos os processos que envolvem doação e transplante no Estado.

As equipes de profissionais da CETTO, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) trabalham com afinco e contam com apoio de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e da Polícia Militar do Tocantins (PM).

Dados de captação e transplante
No Tocantins, a captação de órgãos teve início em 2018, e, até o momento, já foram feitas 36 captações. Além de órgãos, no Estado também é realizada a captação de tecidos oculares. No Estado é realizado o transplante de córneas; de acordo com dados da CETTO, de 2018 a 2022 foram feitos 196 transplantes e atualmente 72 pessoas aguardam por um procedimento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »