MENU

27/12/2022 às 21h44min - Atualizada em 27/12/2022 às 21h44min

Segurança Pública destaca operações, capacitação de 520 policiais e criação de Delegacia Rural

Em 2022 foram entregues 27 Núcleos de Identificação

Assessoria
Operação Absterge realizada em Augustinópolis - Foto: Luiz de Castro
 
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins vai encerrar o ano de 2022 com centenas de operadores de segurança capacitados intelectual e operacionalmente através das edições do Integra PC, realizadas de norte a sul do Estado.

O curso atualizou mais de 520 profissionais nas regionais de Paraíso, Araguatins, Guaraí, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Palmas.  Policiais civis, militares, bombeiros militares e policiais penais receberam aulas práticas e teóricas sobre os mais variados temas incluindo técnicas de abordagem em zona urbana e rural, tiro policial avançado e interpretação de imagens de satélite.

Agente de polícia de Araguatins, Daniel Rego, destacou a importância da ação. “A Secretaria está de parabéns porque o treinamento complementa muito nossa atuação. No momento da diligência, de um cumprimento de mandado de prisão, esse aprendizado é colocado em prática.  Tudo o que aprendemos, usamos no dia a dia”, afirmou.

Já o delegado da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic de Gurupi), Rafael Falcão, falou sobre a integração que a ação proporciona. “A integração com outras forças é muito importante porque cria um vínculo entre os operadores da segurança pública o que facilita a troca de informações que podem ser úteis em diversas situações, principalmente nas operações”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, comemorou os resultados positivos e disse que a meta para 2023 é que outras centenas de profissionais sejam aperfeiçoados. “Para o próximo ano, está no planejamento uma nova edição do Integra, além de outros cursos em áreas especializadas. Temos priorizado a capacitação porque percebemos que isso alcança o policial de duas maneiras: tanto traz motivação, valorização, melhora da autoestima, como impacta diretamente no trabalho que ele presta à sociedade, já que estará melhor preparado para atuar nas diversas situações”, afirmou.

 Outros avanços
Além do Integra PC, o secretário Wlademir Costa lembra que o ano de 2022 também foi de avanços em outras áreas. Operações policiais, entrega de mais de 25 Núcleos de Identificação, reativação de Conselhos de Segurança, investimento em equipamentos e leis que possibilitaram a valorização salarial estão entre os pontos positivos.

No que diz respeito à estruturação física, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública, o Tocantins recebeu mais de R$ 3 milhões em equipamentos que têm potencializado a prevenção e repressão da criminalidade.

Operações
Neste ano, a Polícia Civil, com apoio de outras forças e órgãos, trabalhou fortemente em operações de combate à criminalidade. Um dos exemplos foi a operação Absterge, realizada em duas etapas na cidade de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

A operação combateu uma organização criminosa do Maranhão que vinha agindo na região com a prática de tráfico de drogas, homicídio e tortura de integrantes de facções rivais. A ação teve duas fases: na primeira foram cumpridos 46 mandados judiciais e segunda 18 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar.

Núcleos de Identificação e Delegacias
A Segurança Pública implantou Núcleos de Identificação de norte a sul do Tocantins colocando fim a uma demanda antiga da população. Em 2022 foram entregues 27 Núcleos de Identificação, totalizando 112 Núcleos descentralizados por todo o Estado.

Além desse serviço, um importante Complexo de Delegacias de Polícia Civil foi entregue em Augustinópolis. O complexo abriga a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulnerável (2ª Deamv), a 12ª Delegacia de Polícia e a 13ª Delegacia de Polícia. O imóvel foi construído por meio de parceria entre a Secretaria da Segurança Pública, órgãos, poderes e iniciativa privada. E para continuar melhorando as condições de trabalho dos servidores, também estão sendo reformadas diversas delegacias como as de São Miguel do Tocantins, Nova Rosalândia, Rio Sono, Lizarda, Alvorada e Palmeirópolis.

Crimes rurais
Outro importante investimento feito em 2022 foi a criação da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais (Deleagro). A delegacia tem um trabalho voltado à repressão aos crimes patrimoniais relacionados aos bens constituídos por animais selvagens, domesticados ou domésticos, bem como crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, como subtração de insumos, defensivos e máquinas agrícolas.

“Temos nos esforçado muito e tido importantes avanços. Nosso trabalho em 2023 vai continuar focado em ações que buscam fortalecer a Segurança Pública como um todo, integrando forças de segurança, servidores e melhorando os serviços oferecidos à população tocantinense”, lembrou o secretário Wlademir Costa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »