MENU

27/12/2022 às 17h34min - Atualizada em 27/12/2022 às 17h34min

Dino: “Posse ocorrerá em paz; terroristas não irão emparedar a democracia”

Em coletiva após reunião com o governador do DF, futuro ministro da Justiça reafirma que democracia “venceu e vencerá” e que criminosos receberão “penas muito altas” por ameaçarem vidas

Da Assessoria
Imprensa/PT
Flávio Dino: “A posse ocorrerá como programada em todas as duas dimensões: tanto a institucional, no Congresso e no Itamaraty, como a popular, na Esplanada” - Foto: Valter Campanato - Agência Brasil
 
A festa de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva irá transcorrer em paz, com respeito à ordem pública e participação popular, garante o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino. Nesta terça-feira (27), Dino reuniu-se com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e com o futuro ministro da Defesa, José Múcio, para tratar da segurança do evento. Além dos preparativos para a posse, também foi discutida a desmobilização dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis. Segundo as autoridades, a saída de apoiadores de Jair Bolsonaro será acelerada, especialmente após os atos de terrorismo cometidos nos dias 12 e 24 de dezembro, em Brasília.

“A posse ocorrerá como programada, em todas as duas dimensões, tanto a institucional, no Congresso e no Itamaraty, como a popular, na Esplanada, com apresentações”, avisou Flávio Dino, em coletiva, após a reunião, ainda pela manhã. Dino e o governador reiteraram que todo o efetivo da polícia do DF será acionado no próximo dia 1º.

“Terá mobilização integral, 100% das forças policiais do DF para garantir segurança a Lula, delegações estrangeiras e aos que virão a posse”, assegurou o futuro ministro, enfatizando que sua equipe e a do governo do DF estão unidas para estabelecer a paz e a normalidade institucional. 

“A democracia venceu e continuará a vencer”, lembrou Dino. “Todas as pessoas que virão à posse participarão do evento em paz e retornarão aos seus lares em paz. Não serão pequenos grupos terroristas, extremistas, que irão emparedar a democracia, não há espaço para isso no Brasil”, advertiu. “[Terroristas] não venceram e não vencerão”. Ele afirmou ainda que não há alterações no roteiro programado para a posse de Lula. 

Ao lado de Dino e Ibaneis, Múcio agradeceu o empenho do governo local para que haja uma festa da democracia no dia 1º. “Será pacífica, ordeira, alegre, faremos uma ode à liberdade que reina no país. Estamos afinados, integrados para garantir que será um dia de festa”, ressaltou o futuro ministro da Defesa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »