MENU

25/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 25/12/2022 às 00h00min

“Então é Natal… E o que você fez?”

Tenho certeza de que você leu esse título “cantando” a música da Simone. E sim, então é Natal e por isso mesmo que comecei embalando com essa linda canção, pois gostaria que essa leitura fosse leve.
 
Quando falamos de Natal, somos remetidos à vida nova e à celebração. Tradicionalmente, partilhamos gostos, sentimentos e culturas.
Bem provável que a ceia natalina seja uma das mais marcantes na vida das pessoas e que traduza o amor em forma de comida. E todo esse carinho começa desde o ritual da preparação, despertando uma grande memória afetiva.
 
Desde a minha infância, o dia 24 de dezembro é marcado pelo cheiro de peru assando invadindo a casa, feito carinhosamente, com todo esmero e capricho pela minha mãe. Sempre tem um salpicão feito por uma tia, uma lasanha à bolonhesa feita por outra tia, a mousse de limão preparada também por mais uma tia, além do pudim de leite condensado da minha avó. E assim, a ceia vai tomando forma… Tem também tender, bacalhau, salada e frutas diversas, panetone, farofa, espumante. Ah, sem se esquecer da uva passa presente em algum prato.
 
Eu, como boa amante de chocolate, faço ainda uma deliciosa sobremesa.
 
Como assim? A nutricionista não fica responsável pela salada?
 
É isso mesmo que você está lendo, caro leitor.
 
Sei que você também, a essa altura da leitura, deve estar se perguntando: e cadê as dicas de comida “fitness” para o Natal?
 
Se você chegou aqui esperando receitas “light” ou que eu falasse para que coma macarrão integral com manjericão, almôndegas de quinoa e de sobremesa, um pudim de whey protein com chia, pensou errado.
 
Há duas semanas, falei sobre toda a comilança presente nesse período de festividades de final de ano e do quão desnecessários são todos os exageros dessa época.
 
Hoje, ratifico essa minha fala, mas longe de mim extremismos.
 
O Natal é o dia que comemoramos o nascimento do menino Jesus e nada mais afetuoso do que trocarmos presentes, contarmos histórias, sorrirmos e celebrarmos à mesa com comida à base de amor. Nada de marmita fit num canto ou de se podar de comer o que gosta, pensando na dieta.
 
Do dia 25 de dezembro a uma semana, chegará outra comemoração: o início de 2023. Para quem está em processo de emagrecimento e/ou não quer ganhar peso, vem outra preocupação – a de engordar nesse período.
 
Mas quer que eu te conte uma coisa? Não é a ceia de Natal e muito menos o que você come desse dia até o Réveillon que vai fazer com que você engorde. Mas sim o que você come do Réveillon ao Natal.
 
Então é Natal… E o que você fez? Celebrei, fui feliz e comi comida com afeto.

____________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »