MENU

26/12/2022 às 22h51min - Atualizada em 26/12/2022 às 22h51min

Criminosos são flagrados furtando decoração natalina e acabam presos em Araguaína

Crime era praticado durante a madrugada. Cabos seriam vendidos

Assessoria
Fios recuperados - Foto: Divulgação
A Guarda Municipal de Araguaína (GMA) recuperou mais de 50 metros de fios que foram furtados da decoração natalina na Praça das Nações na madrugada desta quinta-feira (22). Os serviços de reposição da ornamentação serão feitos ainda nesta sexta-feira (23).

O flagrante foi durante um patrulhamento de rotina. “Um homem estava cortando os fios e o outro estava com a mochila na mão guardando. Quando perceberam nossa chegada, deixaram a mochila e tentaram fugir, mas tivemos êxito na captura. Durante a abordagem, eles assumiram que os cabos furtados seriam vendidos”, informou o guarda municipal Michel Henrique dos Santos.

Após o flagrante, os fios foram devolvidos para o município e os dois homens, encaminhados à Delegacia da Polícia Civil para a continuidade das medidas legais. De acordo com apuração da GMA, um dos envolvidos já tinha passagem pelo crime de violação de domicílio.

 

Todos saem perdendo

Os furtos de fiação e da ornamentação natalina é um ato ilegal que traz prejuízos para o patrimônio público e a comunidade, podendo deixar o local na escuridão. “Além de precisar repor o material, nós temos o custo de execução e mobilização de nossas equipes, composta no mínimo por caminhão, motorista, eletricista e auxiliar. Todo este custo com mão de obra e disponibilidade de equipamentos custa alto para a prefeitura, além de diminuir o brilho da Natal araguainense, que é de todos nós”, explicou o superintendente de Energia e Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira. O crime de furto consta no artigo 155 do Código Penal e prevê uma pena de 4 a 8 anos. Enquanto a pessoa que comercializa os fios pode ser qualificada por crime de receptação, cuja pena varia entre 3 e 8 anos de reclusão.

De janeiro a novembro de 2022, a GMA já realizou mais de 390 atendimentos. Dentre as principais ações que mais tiveram atuação dos profissionais estão a prestação de apoio aos demais órgãos da segurança pública, averiguações e acidentes de trânsito, que representam 188 das ocorrências.

Quando chamar
A população também pode contribuir com a fiscalização do órgão ligando para o número de emergência 153. A GMA tem como intuito proteger o patrimônio público e a comunidade que usa bens, instalações e serviços municipais, além de atuar na prevenção da violência, auxiliar na pacificação de conflitos e outras demandas referentes à segurança pública.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »