MENU

23/12/2022 às 09h47min - Atualizada em 23/12/2022 às 09h47min

RG DIGITAL MA garante mais praticidade e segurança às pessoas que utilizam o APP

O RG Digital garante que a pessoa tenha acesso a seus documentos por meio do aparelho celular, de forma prática, visto que ela não precisa andar com vários documentos impressos.

Da Assessoria
Imprensa/PCMA
Fábio Sérgio Viegas Castro, diretor do Instituto de Identificação do Maranhão (Ident-MA). - Foto: Divulgação

  
Seja para conseguir emprego, tomar posse em concurso público ou simplesmente tirar a maioria dos documentos, o RG, sem dúvida, é uma das principais ferramentas de identificação do cidadão. Considerado essencial, o Registro Geral tem passado por significativas atualizações, desde 2018, quando passou a incluir a numeração de outros documentos. Mas, recentemente, a novidade é o RG Digital que, além de prático, garante mais segurança.

“O RG Digital garante que a pessoa tenha acesso a seus documentos por meio do aparelho celular, de forma prática, visto que ela não precisa andar com vários documentos impressos. O que acaba sendo mais seguro, evitando perdas de documentos”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Maranhão (Ident-MA), Fábio Sérgio Viegas Castro.

O governo do Maranhão disponibilizou o RG Digital à população por meio do aplicativo RG Digital MA, do Ident-MA. O app, que pode ser acessado nas plataformas Android e IOS, é seguro e fácil de manusear. A tecnologia utiliza a biometria facial como prova de vida e um código QR dinâmico para comprovar a legitimidade do documento.

Para utilizar a versão digital do RG, é preciso cadastrar os dados do RG físico no app. A versão digital só é compatível com RG físico emitido a partir de maio do ano de 2019, portanto é necessário verificar o verso do documento. Além disso, só é possível solicitar a versão digital por quem já possui RG físico.

Após download do aplicativo RG Digital MA, basta que o usuário siga as orientações do app, visto que ele é bastante intuitivo. O usuário deve utilizar a biometria facial como forma de segurança e apontar a câmera do seu celular no QR Code para validar a versão digital. Todos esses passos são realizados para comprovar a legitimidade do documento.

O aplicativo garante mais segurança para o cidadão, pois o usuário só consegue acessar o seu documento se realizar uma verificação com biometria facial, o que permitirá a validação eletrônica através de altos padrões de tecnologia.

O Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), foi o quinto estado a disponibilizar o RG Digital, depois de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Piauí. A versão digital do documento está em fase de implantação nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »