MENU

22/12/2022 às 21h31min - Atualizada em 22/12/2022 às 21h31min

Comandante da GMA dá dicas de segurança residencial para quem vai viajar neste fim de ano

Discrição é fundamental para quem for viajar neste período

Ricardo Sottero
Ascom/PMA
Avisar pessoas próximas e revisar equipamentos são algumas das medidas de segurança. Número de emergência da GMA é o 153 - Marcos Sandes/Ascom
 
Fim de ano é sinônimo de férias e viagens para muita gente, por isso é importante redobrar as medidas de segurança com as residências para evitar furtos enquanto os proprietários estiverem ausentes. O comandante da Guarda Municipal de Araguaína (GMA), Sebastião Lima, orienta que a discrição é fundamental. “Evite que muitas pessoas desconhecidas saibam que você irá viajar. Informe apenas alguns familiares ou amigos de confiança e um vizinho com quem você tenha mais proximidade”, esclareceu.

A iniciativa é importante, inclusive, para que a casa não fique sem movimentação durante a ausência dos donos. “Oriente essa pessoa a ir à sua casa com frequência para ligar as luzes durante a noite e desligar pela manhã, colocar água nas plantas, entre outras atividades, mantendo a mesma rotina que a família já possuía.”, sugere o comandante.

Manutenção nos equipamentos
Quem possui cerca elétrica, sensores de movimento, alarme e câmeras de vigilância precisa se certificar que tudo está funcionando de forma adequada, por isso é importante agendar uma vistoria. “Verifique também o funcionamento das fechaduras e trincos das janelas. Quando estiver saindo de viagem, é fundamental se certificar que tudo está devidamente trancado”, recomenda o comandante.

Outra importante medida de segurança é fechar a válvula do botijão de gás e retirar das tomadas os aparelhos eletrônicos que não são de uso contínuo, como TVs e computadores, para evitar curtos-circuitos em caso de descargas elétricas causadas pela chuva.

Não facilite
É necessário guardar dentro da casa itens como escadas, caixas de ferramentas e qualquer outro item que possa ser usado para invadir a casa e orientar o vizinho a entrar em contato com a Polícia Militar no 190 caso perceba alguma movimentação estranha.

A GMA também pode ser acionada pelo 153, mas apenas para dar suporte à PM na ocorrência. “Essas medidas de segurança devem ser mantidas durante o ano todo em todas as viagens que os moradores fizerem, sejam elas de curta ou longa duração”, reforça o comandante.

Atuação da GMA
A principal função da GMA é atuar na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de proteger o patrimônio público. O patrulhamento é feito perto de escolas, unidades de saúde, secretarias, parques e outros lugares onde há administração da Prefeitura.

O número de emergência 153, da GMA, pode ser acionado também para atuar na prevenção da violência e auxiliar na pacificação de conflitos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »