MENU

22/12/2022 às 18h28min - Atualizada em 22/12/2022 às 18h28min

Setor agropecuário maranhense mantém crescimento de 3,7% em 2022

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
O índice de atividade econômica do setor agropecuário maranhense manteve o crescimento de 3,7% no acumulado até o terceiro trimestre de 2022. Os dados constam na publicação do Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 3º trimestre de 2022. O material foi lançado na quarta-feira (21) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

“O crescimento de 4,7% na safra de grãos do estado colaborou sobremaneira para a manutenção da expectativa positiva para o ano, ainda que o índice tenha apresentado um recuo neste terceiro trimestre comparativamente ao trimestre anterior, o bom desempenho da agricultura aponta para mais uma safra recorde, chegando a aproximadamente 6 milhões de toneladas em 2022, com destaque para a produção de soja que chega a 3,5 milhões de toneladas”, destaca a presidenta do Imesc, Talita Nascimento. 

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do mês de novembro, a produção graneleira do Maranhão deverá ser maior que a do Brasil (+3,7%). Destaca-se ainda, a produção de arroz, que deverá crescer aproximadamente 9,2% em 2022, ao contrário do Nordeste e do Brasil, que apontam queda de 3,6% e 8,2%, respectivamente.

Pela ótica da pecuária, houve crescimento de 3,8% no número de abates de animais no terceiro trimestre do ano, o que também colaborou para o resultado positivo para o ano. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »