MENU

22/12/2022 às 18h26min - Atualizada em 22/12/2022 às 18h26min

Café, adubo e até tijolo: você sabia que dá para fazer tudo isso a partir do açaí?

Cores Comunicação
Foto: Divulgação/ Enactus Facimp
 
Você sabia que o fruto açaí pode ser uma matéria-prima importante para produção de adubo, café e até tijolos? É isso mesmo: os caroços de açaí, muitas vezes descartados em grandes quantidades na natureza, podem ser base para produção desses itens e o reaproveitamento é feito através dos projetos, “Adubaí”, “Cafeçaí” e “Tijoloaí”, respectivamente, todos desenvolvidos na comunidade Açaí KM 1700 por acadêmicos da faculdade de Imperatriz, Facimp Wyden. 

O objetivo dos projetos realizados pela equipe intitulada, Enactus Facimp, visa o desenvolvimento do potencial empreendedor da localidade. As iniciativas contribuem de forma direta, já que geram renda através da comercialização do café, do adubo e dos tijolos, que também facilitam as construções e obras das famílias na localidade.

A produção e preocupação ambiental
O Tijoloaí surge como um projeto que atua de forma menos agressiva ao meio ambiente, sem a queima tradicional da argila. Além disso, estima-se que para produzir um tijolo convencional, entre 5 e 8 árvores são derrubadas. O projeto ambiental minimiza os danos à natureza, além de reutilizar aproximadamente 311 toneladas de caroço descartadas anualmente pela comunidade.

Francisco Júnior, um dos acadêmicos à frente do projeto, explica que o processo de produção dos tijolos ecológicos começa com todo o material misturado, incluindo os caroços, e absorvido na água, seguido da prensa e o repouso para consolidação, que dura em torno de 28 dias. A partir daí, é feita a avaliação e checagem dos tijolos, que passam no teste de resistência e compatibilidade seguindo as normas de qualidade.

“É muito satisfatório desenvolver algo que mudará a vida de uma comunidade. O mais legal disso é ver a alegria dos moradores na aceitação dos projetos, vendo que apesar de sermos estudantes de graduação, temos sim capacidade de transformar a suas vidas”, comenta Francisco.

Reconhecimento
A equipe Enactus Facimp conseguiu bastante reconhecimento em 2022. Os acadêmicos foram campeões nacionais no evento Enactus Brasil (Eneb) 2022, premiados pelos esforços e impactos sociais gerados na localidade. Além disso, o prêmio permitiu a classificação e participação num evento internacional que reuniu estudantes do mundo inteiro. O time foi semifinalista da World Cup Enactus 2022, realizada em Porto Rico.

A professora conselheira do time, Raiana Batista, descreve um pouco do sentimento de alegria com a conquista. Segundo ela, o resultado na World Cup é uma consequência do esforço máximo em projetos sustentáveis, de empreendedorismo e empoderamento social na comunidade. “Desde a criação do Enactus Facimp pensamos no impacto que teriam as nossas ações, que são voltadas para uma comunidade em vulnerabilidade econômica. A participação na World Cup Enactus 2022 é fruto do trabalho voluntário de mais 3 anos, de alunos que buscam deixar um mundo melhor e que dão o melhor de si”, afirma. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »