MENU

22/12/2022 às 18h20min - Atualizada em 22/12/2022 às 18h20min

Guarda Municipal ampliou ações para fortalecer segurança

Além do atendimento a ocorrências, a GMI realizou qualificação dos agentes, apoio e operações com outros órgãos

Dema de Oliveira - Ascom
Ao todo, 769 ocorrências foram atendidas em 2022, várias, em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade - Foto: Patrícia Araújo
 
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) divulga as ações desenvolvidas em 2022. Levantamento mostra que foram vários os serviços prestados aos cidadãos imperatrizenses ao longo do ano, além da ampliação do número de atendimentos do órgão, durante essa temporada.

Ao todo, 769 ocorrências foram atendidas durante o ano de 2022, várias delas em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade, como Defesa Civil, Polícias Militar e Civil. A perturbação do sossego público, manteve a hegemonia das demandas de maior número, entre todas. Em 2022, foram registradas 349 ocorrências de perturbação do sossego público, principalmente no que se refere ao som automotivo.

Cursos práticos e teóricos
Investindo cada vez mais em conhecimento e na valorização dos profissionais, GMI participou e promoveu vários momentos de qualificação em 2022, dentre eles: curso teórico e prático com armas de fogo, especificamente capacitação para uso de arma longa, carabina CTT 40, realizado no Tactical Defense – Clube e Escola de Tiro, em Imperatriz. Instrução foi feita por meio do instrutor paraense Otávio Vilhena.

Foi realizado também, capacitação de combate a arma branca (faca e demais instrumentos perfurocortantes).

Por fim, realizada capacitação de embarcações oficiais de estado. Com essa capacitação, os GMIs, estão aptos para darem apoio à Marinha do Brasil, como também a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, em ações no Rio Tocantins.

A Guarda Municipal de Imperatriz é uma das melhores armadas do Brasil, com todos os seus componentes. Ao todo, são 58 homens e 23 mulheres, com total instrução para o armamento usado. Vale lembrar, que em relação ao armamento, a GMI supera polícias de muitas cidades do interior do Maranhão.

Demandas de final de ano
Em dezembro, a Guarda Municipal de Imperatriz realiza a ‘Operação Iluminados’, para esse ano de 2022, em parceria com a Polícia Militar, do 3º BPM e 14º BPM.  Objetivo é dar maior segurança ao centro comercial da cidade, durante os dias que antecedem o Natal e Ano Novo. Em parceria com a Setran, também participa das operações ‘Lei Seca’ e ‘Férias Seguras’.

O Comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou que o ano de 2022 foi muito proveitoso para a instituição. “A Guarda se consolidou como uma força municipal de segurança pública, com o trabalho efetuado em parceria com as polícias civil e militar. Além disso, a GMI realizou também demandas sociais. Estamos cumprindo as determinações do prefeito Assis Ramos, dar maior segurança ao cidadão.”

“Esse trabalho contínuo da Guarda Municipal Imperatriz, faz com que tenhamos inúmeras ocorrências para atender, demonstrando que a população, tem se preocupado cada vez mais em ter o número do contato da instituição, salvo em seus telefones, para poderem acionar os agentes, quando for necessário, porque sabe que serão bem atendidos. Portanto, estamos muito satisfeitos pela efetividade do trabalho da GMI e principalmente pelo reconhecimento desse trabalho pela população, como também pelos demais órgãos de segurança e pelos órgãos de controle. A Prefeitura, por meio do prefeito Assis Ramos, acertou quando criou a GMI e estamos evoluindo cada vez mais”, concluiu o comandante Josenildo José Ferreira.

Números
Ao todo, 769 ocorrências foram atendidas em 2022, várias em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade. Dentre elas:
Abandono de Incapaz (01); Ação Social (01); Agressão(13); Ameaça (25); Apoio à Defesa Civil (05); Apoio a Fecoimp (01); Apoio a Feira Cidadã (02); Apoio a Polícia Militar (08); Apoio a Receita Municipal (01); Apoio ao Samu (01); Apoio a Limpeza Pública (01); Apoio a Secretaria do Meio Ambiente (08); Apoio a Sedel (08); Apoio a Sedes (8); Apoio a Semed (23); Apoio a Semus (04); Apoio a Seplu (12); Apoio a Setran (53); Apoio a Sinfra (04); Apoio ao Abrigo Superação (02); Apoio a Bombeiros Militar (01); Apoio ao Centro Pop (03); Apoio ao Conselho Tutelar (09); Apoio ao CRAS (02); Assédio Sexual (01); Atentado ao Pudor (02); Cumprimento de Mandado Judicial (01); Dano ao Patrimônio Público (13); Desacato a Funcionário Público (19); Desobediência (01); Embriaguez ao volante (17); Estelionato (06); Estupro de vulnerável (01); Fiscalização de Decreto Municipal (01); Furto (21); Invasão de Domicílio (10); Lesão Corporal (03); Maus tratos aos animais (04); Perturbação do Sossego Público (349); Porte de arma branca (05); Porte ilegal de arma de fogo (03); Posse de droga uso pessoal (03); Receptação (01); Recuperação de Veículos (36); Roubo (17); Simulacro de arma de fogo (08); Tentativa de homicídio (04); Tentativa de Suicídio (01); Tráfico de drogas (04); Vias de fato (09); Violência doméstica (33).  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »