MENU

22/12/2022 às 18h14min - Atualizada em 22/12/2022 às 18h14min

Sindicato Rural de Imperatriz promove palestra sobre questões ambientais e sua influência na atividade agropecuária

Da Assessoria
Imprensa/Sinrural
O encontro abordou reflexões acerca da legislação ambiental e do sistema florestal brasileiro - Foto: Divulgação
   
O Sindicato Rural de Imperatriz - SINRURAL, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou na manhã dessa quinta-feira (22), no Auditório do Parque de Exposições Lourenço Vieira, uma palestra sobre as questões ambientais e sua influência na atividade agropecuária. O encontro foi ministrado pelo Coordenador Regional do Senar - MA, Rozalino Aguiar, que discutiu a respeito das leis ambientais para os negócios rurais, bem como a importância do produtor rural em conhecê-las.  

Na ocasião, o palestrante apresentou o relatório do sistema florestal brasileiro, os dados gerais do Maranhão e as principais leis e decretos da legislação ambiental, em especial sobre o novo Código Florestal, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, uma das leis ambientais mais importantes do Brasil, que estabelece regras gerais a respeito da proteção da vegetação nativa e das áreas de preservação permanente.  

O Coordenador Regional falou ainda sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico nacional, que é obrigatório para todos os imóveis rurais, e que tem como finalidade integrar todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais.  

“Queremos deixar claro aos produtores como será essas questões e como eles devem proceder com relação a legislação e com os órgãos ambientais competentes e assim saber lidar com os possíveis problemas. Estamos aqui hoje em parceria com o Sinrural, que nos trouxe aqui justamente com a preocupação de antever esses problemas que podem acontecer com nossos produtores, que é o motor do nosso país e do nosso Estado”, disse o palestrante e coordenador, Rozalino Aguiar. 

Matheus Danda, membro da Diretoria do Sindicato Rural, aproveitou o momento para frisar a relevância do tema da palestra para os produtores rurais da região, no que se refere as suas importações e a realidade atual do Brasil. “Fizemos esse evento em parceria com o SENAR em relação as questões ambientais que vamos enfrentar do momento que está acontecendo hoje em relação ao Código Ambiental e a importância para o produtor rural. Almejamos que os produtores rurais se atentem em relação a suas importações, negociações, e a questão de créditos bancários que podem conseguir futuramente”, finalizou. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »