MENU

21/12/2022 às 22h21min - Atualizada em 21/12/2022 às 22h21min

Escola indígena do Tocantins se destaca no Brasil e vence concurso nacional da CGU

Concurso mobilizou quase 4 milhões de participantes, de escolas públicas e privadas

Da Assessoria
Estudantes produziram cartazes, desenhos e redações Foto: Divulgação
 
Localizada no município de Itacajá, a Escola Estadual Indígena Mankraré/Extensão Porteira, do povo Krahô, venceu a 12ª edição do Concurso de Desenho e Redação (CDR) realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), na categoria “Escola Cidadã”.

Este ano, o concurso teve como tema “Conversando a gente se entende!”, que busca valorizar ações pedagógicas com foco na ética, cidadania, participação social e combate à corrupção. O concurso vem sendo realizado desde 2007 e neste ano mobilizou quase 4 milhões de participantes, de escolas públicas e privadas em todo o País.

A Escola Estadual Indígena Mankraré apresentou relatos de experiência sobre as ações visando a melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem em meio à inclusão das práticas culturais do povo Krahô. O projeto vencedor tem como tema: Uma boa conversa desperta esperança, conecta vidas, pessoas e lugares. A iniciativa, coordenada pelos professores Ivonete Pereira de Brito, Josiel Gomes Pereira e Leiliene da Cunha Mato, envolveu estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e da 1ª a 3ª série do ensino médio e mobilizou toda a comunidade escolar.

Segundo a professora Ivonete, toda a unidade escolar vibrou de felicidade com o resultado positivo. “Em meio a tantas escolas participantes, fomos vencedores, mesmo sendo uma escola simples e distante dos centros urbanos. A felicidade fica maior ainda por sabermos que somos uma escola indígena, e temos muitos desafios como a aprendizagem de uma língua. O prêmio será muito útil para o desenvolvimento da aprendizagem tecnológica na nossa unidade escolar”, disse.

A professora Leiliene também revelou estar muito feliz pela conquista. “Nós mobilizamos os alunos a participarem do projeto, e os pais, que auxiliaram na produção dos com cartazes. Os estudantes produziram desenhos e redações, e foi feito um trabalho de acompanhamento e correções. Portanto, toda a comunidade escolar esteve à frente do projeto, e estamos colhendo o fruto desse trabalho em conjunto”.

Para o professor Josiel Gomes o sentimento é de gratidão. “Estamos muito felizes, tanto a escola, como a comunidade, com a conquista da unidade escolar, porque isto só mostra as boas práticas em prol de uma educação melhor para os nossos estudantes”, afirmou.

 

Concurso

O concurso é uma ação pedagógico-cultural que objetiva proporcionar, para estudantes e professores, experiências de aprendizagem com foco em temáticas como ética, cidadania, participação social e combate à corrupção. O CDR visa contribuir para a educação cidadã ao estimular o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, assim como fomenta a valorização da profissão docente e a participação social por meio da troca de saberes.

Conforme o edital do concurso, os estudantes vencedores de cada categoria, seus professores orientadores e também as escolas vencedoras na categoria Escola Cidadã receberão certificados impressos e reconhecimento da CGU. As escolas vencedoras do “Plano de Mobilização” receberão também um notebook e um tablet.

 

Krahô

Os Krahô chamam a si próprios de Mehim, e estão localizados na Terra Indígena Kraolândia,  nos municípios de Goiatins e Itacajá, entre os rios Manoel Alves Grande e Manoel Alves Pequeno. São falantes da língua nativa timbira. Entre as tradições culturais está o uso do instrumento sonoro, chamado maracá, feito de cuité (fruto de uma árvore). Com ele o cantor dirige o canto das mulheres, que é um dos aspectos da vida ritual e artística dos Krahô. Além, da corrida de tora.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »