MENU

21/12/2022 às 17h51min - Atualizada em 21/12/2022 às 17h51min

Marcha 25 anos: da ideia em uma kombi à primeira edição em 1998 com tratamento hostil da União

Da Assessoria
Imprensa/CNM
Foto: Divulgação
 
Quando mais de dois mil prefeitos desembarcaram em Brasília em maio de 1998 para a primeira edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a relação de diálogo entre os representantes dos Entes locais e da União era bem diferente. Hoje, com 23 edições realizadas, são os presidentes da República que vão, presencialmente, ao evento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ouvir as demandas municipais. Mas, há 25 anos, a história começou com um cenário tão atípico, que batizou a primeira edição de “Marcha dos cachorros”.

Munidos de uma lista de 13 reivindicações principais, os gestores locais, comandados pelo presidente da CNM e idealizador da Marcha, Paulo Ziulkoski, foram do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, sede do governo federal. As duas sedes ficam a apenas 300 metros de distância e a ideia era apresentar oficialmente as demandas ao chefe do Executivo – na ocasião, o presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) estava fora do país e quem exercia o cargo era o então senador Antônio Carlos Magalhães (ACM).

Os jornais do dia seguinte (20 de maio) estamparam o que aconteceu em seguida. De início, os representantes da União se recusaram a receber os prefeitos. O policiamento foi reforçado e usaram o auxílio de cachorros para evitar a aproximação do grupo. Enquanto os gestores tentavam acessar o Palácio pela rampa principal, do lado de dentro, as fotos da época mostram a polícia fortemente armada.

Após a intervenção de parlamentares e negociações, o presidente em exercício aceitou receber apenas uma pequena comissão. O combinado era que os temas chegariam ao conhecimento do presidente FHC e que haveria encaminhamentos, mas nada ocorreu. Entre as reivindicações, constava, por exemplo, a criação da taxa de iluminação pública, tema resolvido apenas em 2002.

Ideia da Marcha
A ideia de fazer um evento para apresentar as demandas dos Municípios surgiu apenas dois meses antes da primeira edição. Em março de 1998, alguns municipalistas, entre eles Ziulkoski, participaram do Congresso Estadual de Municípios de São Paulo em Praia Grande (SP). A caminho do aeroporto, em uma kombi, o presidente da CNM apresentou a proposta. Ele defendia que os debates precisavam se instalar na capital federal.

O então prefeito de Franca (SP), Gilmar Dominici, apresentou a ideia de “marcha” e o tema foi aprovado no Congresso, com a data de maio. A partir de então, de uma sala improvisada em Brasília, Ziulkoski passou a articular a mobilização. A CNM conseguiu reservar o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, sem custos.

Marcha 2023
Em 2023, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 27 a 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As inscrições já estão abertas no site oficial. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »