MENU

20/12/2022 às 18h25min - Atualizada em 20/12/2022 às 18h25min

GMI presta apoio para guarnições da PM e Bombeiros ameaçadas por um homem com facão

Situação no bairro Boca da Mata foi controlada com o uso de instrumento de menor potencial ofensivo, por parte dos agentes

Dema de Oliveira
Homem dominado com a atuação da GMI - Foto: Divulgação/Assessoria
 
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), foi acionada pela Polícia Militar (3º BPM), através da Central de Informações de Operações de Segurança (CIOPS), para prestar um apoio com Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).

A ação aconteceu no bairro Boca da Mata contra um homem, que de posse de uma arma branca (facão), ameaçava as guarnições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que foram atender a ocorrência.

Sendo assim, o grupamento de Rondas Ostensivas Municipal (ROMU), da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), efetuou um disparo com a pistola spark, para incapacitar o infrator e viabilizar a sua contenção. Em seguida, a Polícia Militar reassumiu a ocorrência, onde as medidas cabíveis foram tomadas.

O Homem foi detido e levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão, juntamente com o facão, com o qual havia ameaçado as guarnições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), é um órgão integrante do Sistema de Defesa Social, possui a missão de preservação da ordem e da proteção da incolumidade pública. Mesmo possuindo a autoridade para o uso da força no desempenho de seu papel, possui instrumentos de controle de forma que não faça seu uso indiscriminadamente.

A legislação brasileira prevê casos onde a força pode ser utilizada por parte do agente, como também prevê que a força deve ser empregada através de meios moderados.

A GMI disponibiliza instrumentos de menor potencial ofensivo, conforme seu entendimento, de forma a possibilitar meios diferenciados para o emprego da força. Além desses instrumentos, adota um modelo de uso diferenciado da força, para padronizar comportamentos na instituição, possibilitando ao agente uma atuação, alinhada ao previsto na legislação brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »