MENU

19/12/2022 às 17h54min - Atualizada em 19/12/2022 às 17h54min

Unidade Móvel de Robótica desembarca em Imperatriz e promove oficinas gratuitas para alunos de escolas municipais

O Projeto de Robótica Prototipando Sonhos utiliza a unidade móvel de robótica para levar a metodologia do SESI-MA para alunos da rede pública de ensino no Maranhão

Imprensa/FIEMA
Fotos: Divulgação
   
Das mãos de Maria Cecília Menezes, aluna da escola Municipal Frei Manoel Procópio saiu um robô criado, montado e programado por ela. A aluna teve contato com a robótica por meio de oficinas do projeto “A Robótica Prototipando Sonhos”. Ela está entre os 250 alunos beneficiados com a iniciativa que circulou de 15 a 20 de dezembro em três escolas municipais de Imperatriz: Frei Manoel Procópio, Wady Fiquene e Antônio Leite Andrade.  

“Eu tô muito feliz. O caminhão de robótica é bem legal e nós aprendemos muita coisa. Fizemos um robô que conseguiu andar e dar ré”, conta entusiasmada a pequena Maria Cecília que em dupla com a colega a Andressa Nascimento exibiu a criação aos professores e à direção da escola. 

Alunos do SESI Imperatriz e professores de robótica deixaram as salas de aulas e levaram para escolas do município oficina de robótica educacional e de competição gratuitamente. Toda a expertise do SESI com robótica chegou literalmente “sobre quatro rodas”, por meio da unidade móvel de Robótica instalada no pátio das escolas beneficiadas.  

A iniciativa também faz parte do projeto social “Construindo o Futuro” realizado pela Escuderia Graffeno, que tem por objetivo realizar oficinas de robótica em escolas comunitária com o intuito de difundir a robótica como método educacional, auxiliando o aluno dentro e fora da sala de aula. 

As oficinas aconteceram pela manhã e tarde. Dentro da unidade móvel, os alunos receberão todas as informações necessárias para construir e programar robôs para competições a partir da utilização de kit de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, impressora, entre outros. 

Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de educação, Ilmar Felizardo, a parceria com o SESI fortalece e beneficia os alunos. “Uma das ferramentas indispensáveis é a tecnologia. E essa parceria nos oportuniza levar os conhecimentos de robótica por meio de uma entidade que já é pioneira em nossa cidade e que está nos ajudando, inclusive a preparar alunos para participarem de competições em nosso estado”. 

O projeto já contemplou seis municípios: Paço do Lumiar, Rosário, Icatu, Matinha, Lagoa Grande, Santo Antônio dos Lopes, e agora chega a Imperatriz. Até o momento já foram capacitados 42 alunos e 8 professores da rede pública das cidades visitadas pela unidade móvel que ao longo de 3 dias de formação em montagem, programação e regras de torneio, já montaram 7 equipes que participarão da etapa estadual do torneio em 2023.    

Com o projeto, os estudantes de escolas públicas e comunitárias são incentivados a estudar pela metodologia em que a rede SESI de ensino é referência. O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade. 

A professora de robótica do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira, conta que a iniciativa é válida uma vez que privilegia crianças que muitas vezes não têm contato com a robótica na grade curricular de ensino. “Esse era um sonho que tínhamos de levarmos conhecimentos e utilizar nossos alunos para somarem junto a esses alunos que hoje têm a oportunidade de conhecer o universo da robótica que oportuniza inúmeros benefícios intelectuais e valores para a vida”. 

METODOLOGIA DO PROJETO – Em Imperatriz, as oficinas de robótica funcionaram com 12h semanais de modo itinerante, atendendo a um cronograma previamente organizado. As equipes foram definidas pelas escolas apadrinhadas e validadas pelo SESI-MA durante as oficinas no caminhão da robótica Itinerante.  

Um professor e um assistente técnico fizeram parte da equipe de profissionais que compõe o projeto. O caminhão de robótica itinerante é composto de cinco maletas SPIKE (principal); cinco maletas SPIKE (adicionais); um tapete de competição; dez notebooks; bancadas com cadeiras para dez lugares; uma TV de 50 polegadas e armários.  

SESI E A ROBÓTICA- Estudo realizado pelo SESI com 2.500 alunos que têm a disciplina “robótica” inserida no currículo escolar – ilustra o impacto positivo no processo de aprendizado. O trabalho mostra, por exemplo, ganhos de desempenho de 6,4% em matemática, de 5% em ciências humanas e sociais e 4,5% em linguagem na comparação com estudantes que não têm a robótica na grade curricular. Os ganhos se desdobram, ainda, para as chamadas “soft skills” (habilidades mentais, emocionais e sociais).   

No Brasil, o SESI é operador oficial dos torneios de robótica da FIRST nas categorias FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) e fomenta a prática na própria rede de escolas e em outras instituições de ensino, públicas e privadas. Além disso, os estudantes do SESI também participam das competições internacionais da FIRST Robotics Competition (FRC).  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »