MENU

18/12/2022 às 12h20min - Atualizada em 18/12/2022 às 12h20min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Um Passo de Cada Vez

Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do “Tempest”, que não saem dos seus fones de ouvido. Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento – e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na Internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e novas possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos enquanto guarda tantas feridas de seu passado? De Iris Figueiredo, o livro tem 264 páginas e é da Editora Seguinte.
 

O Casamento 80/80

Nate e Kaley eram bem-sucedidos em suas carreiras como consultores para grandes empresas ao redor do mundo. Porém, a expertise de ambos na área de “mindfulness” e liderança parecia desaparecer quando chegavam em casa ao fim do dia, e passavam a brigar sobre igualdade (ou a falta de) em seu casamento. Acreditavam em um modelo em que cada parceiro contribuía de forma justa e igualitária, mas a realidade é que esse equilíbrio parecia sempre fora de alcance. Determinados a encarar tais frustrações, desenvolveram a ideia que resultou neste livro: a de que, em vez de 50% de contribuição para cada, o número certo para criar uma relação mais forte e duradoura seria 80%. A partir desse pressuposto, “Casamento 80/80” traz soluções práticas e poderosas para transformar relacionamentos e criar espaço para mais proximidade e amor entre casais. De Nate Klemp e Kaley Klemp, o livro tem 288 páginas e é da Editora Fontanar.
 

Mil Anos de Alegrias e Tristezas

A infância de Ai Weiwei foi permeada por restrições. Nascido na China na década de 1950, ele foi compulsoriamente exilado com a família após seu pai, Ai Qing, um dos mais renomados poetas chineses, tecer críticas ao governo de Mao Tsé-Tung. Tachado de reacionário durante a Revolução Cultural, ele e os filhos foram banidos para a "Pequena Sibéria" – região desértica onde, segundo o autor, a privação material trouxe uma diferente forma de plenitude, modelando o que viria a ser seu futuro. A liberdade era seu principal objetivo. Tomando a difícil decisão de deixar pai e irmão na China e sair do país, Ai Weiwei foi para os Estados Unidos, país em que teve contato com a obra de Andy Warhol, fez amizade com Allen Ginsberg e se tornou célebre no mundo da arte ao reconstruir em seu trabalho a experiência de viver sob um regime totalitário. As esculturas e instalações de Ai Weiwei foram vistas por milhões de pessoas em todo o mundo. Seu ativismo político o tornou alvo das autoridades chinesas, o que culminou em meses de detenção secreta sem acusação em 2011. Neste livro, pela primeira vez, Ai Weiwei explora as origens de sua criatividade excepcional. Ao mesmo tempo ambicioso e íntimo, “Mil Anos de Alegrias e Tristezas” oferece uma compreensão profunda das inúmeras forças que moldaram a China moderna – e ao próprio autor – além de servir como um lembrete oportuno da urgência de defender a liberdade. Com 384 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Ioga

Ao longo dos anos, Emmanuel Carrère galgou o posto de um dos mais importantes escritores franceses da atualidade. Em 2015, já tendo se aprofundado nas práticas de meditação e ioga, decide passar dez dias num retiro de silêncio no interior da França, que ele mesmo chama de "nível hard". Abandona o celular e os livros, mas seu objetivo não é apenas meditar: contra as recomendações do retiro, ele leva consigo caneta e caderno, e pretende tomar notas para um "um livrinho simpático e perspicaz" sobre a ioga. Quatro dias depois, entre sentimentos conflitantes sobre a meditação, é obrigado a abandonar o refúgio: um amigo foi morto no atentado ao Charlie Hebdo. Sua vida então vira do avesso. A cidade está em polvorosa, seu projeto de livro não avança, sua relação amorosa começa a ruir. Para completar, é diagnosticado com transtorno bipolar, e a própria escrita, que o salvou tantas vezes, agora parece difícil, sem perspectivas. E nós, leitores, seguimos seu périplo em busca de – se não a iluminação anteriormente almejada – pelo menos um pouco de paz. Com 272 páginas, o livro é da Editora Alfaguara.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »