MENU

14/12/2022 às 18h33min - Atualizada em 14/12/2022 às 18h33min

Governo abre Ambulatório de Síndromes Gripais Leves em Imperatriz

SECOM / MA
Para ter acesso ao serviço, basta apresentar documento oficial e cartão do SUS - Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta quarta-feira (14), ao Ambulatório de Síndromes Gripais na cidade Imperatriz. O novo serviço é aberto ao público, sem necessidade de agendamento, e funciona na sede da Unidade Regional de Saúde (URS), no Centro, das 8h às 17h.

“Tal como na capital, notamos o aumento na busca por testes para detecção da Covid-19, mesmo com a queda de novos casos. Diante disso, resolvemos levar o serviço para a população Tocantina, garantindo não só a testagem, mas também atendimento ambulatorial para quem receber resultado positivo para o vírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Para ter acesso ao serviço, basta apresentar documento oficial e cartão do SUS. No local, o paciente será submetido a triagem, testagem para diagnóstico da Covid-19 e consultas médicas. O Ambulatório é voltado ao atendimento de pessoas com sintomas gripais leves.

Com o teste negativo em mãos, o senhor Antônio Pereira elogiou a assistência recebida no serviço. “Eu fui muito bem atendido desde o momento que cheguei, do preenchimento da ficha até o teste. Com certeza eu recomendaria o serviço para outras pessoas”, disse.

Atualmente, dos 50 leitos disponíveis para internação por Covid-19 na rede estadual de saúde da cidade de Imperatriz, quinze estão ocupados na ala clínica e um paciente se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a gestora da URS de Imperatriz, Kelly Rocha, a instalação do ambulatório é importante para a vigilância e o rastreio de novos casos. “O serviço servirá como instrumento de atualização do cenário epidemiológico na cidade. Em posse dessas informações, será possível subsidiar a elaboração de estratégias de combate ao vírus e de tratamento às pessoas”, informou.

Além do ambulatório na URS de Imperatriz, a SES disponibiliza testagem e atendimento médico em São Luís, nos pontos instalados no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Policlínica Coroadinho e no Hospital da Ilha, sendo este último exclusivo para o atendimento pediátrico.

Pessoas com sintomas gripais leves também podem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, administradas pelos 217 municípios maranhenses. A recomendação da Secretaria para os pacientes com sintomas moderados ou graves, é o atendimento médico em unidades de saúde de urgência e emergência, como UPAs ou Hospitais Municipais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »