MENU

14/12/2022 às 18h23min - Atualizada em 14/12/2022 às 18h23min

Escola Militar Professor José Queiroz divulga exposição de Ciências na Agência Fluvial de Imperatriz

Raimundo Primeiro
Fotos: Divulgação
 
Em comemoração ao Dia do Marinheiro, transcorrido na terça-feira, 13, a Escola Cívico-Militar Professor José Queiroz (CMPJQ), mostrou, na manhã desta quarta-feira, 14/12, na Agência Fluvial de Imperatriz (AgImperatriz), situada na rua Coriolano Milhomem, nº 41, nas proximidades do Terminal da Integração e do Shopping da Cidade, Centro, parte dos trabalhos que estarão na 11ª Feira de Ciências da instituição, a ser realizada na tarde de sexta-feira, 16 de dezembro, a partir das 13h30.

A Escola Cívico-Militar Professor José Queiroz fica localizada na Vila Vitória, na periferia de Imperatriz. Funcionando há 28 anos, atende cerca de 520 alunos, nos dois turnos (manhã e tarde), do Infantil ao 9º Ano, com direção da professora Auricélia Silva Santos. 

A professora Ana Maria Almeida Silva, coordenadora da feira, frisou que o evento tem por objetivo mostrar, na prática, o que os alunos da escola aprendem, no dia a dia, na sala de aula, sobre as profissões enfocadas, inclusive as relacionadas a Marinha do Brasil. Eles trabalham, também, por exemplo, em projetos sobre a Geografia de Imperatriz e Atividades Físicas na 3ª Idade

TRANSFORMAÇÃO VIA CONHECIMENTO
Um grupo, formado pelos alunos Lucas Vinícius Cruz Pires, 14; Guilherme Santos Oliveira, 15; e Gustavo Silva Costa, 17 anos, estudantes do 9º Ano, apresentou o Projeto “Aramar”, que aborda sobre o Urânio, elemento químico usado como combustível para gerar energia nuclear, por exemplo. Por meio de tal energia, é possível movimentar um submarino. Expuseram sobre o “Submarinho de Propulsão Atômica/Nuclear Brasileiro”.

A reportagem de O PROGRESSO, o Comandante Manoel Ribeiro, oficial gestor da Escola Cívico-Militar Professor José Queiroz, informou que a instituição trabalha na excelência administrativa educacional e didático-pedagógica, seguindo o modelo das Escolas Militares da Polícia Militar (PM), do Exército Brasileiro (EB) e do Corpo de Bombeiros (CB).

A mostra integrou as comemorações que acontecem em Imperatriz pela passagem do Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, e da Semana da Marinha. A data homenageia Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, nascido em 13 de dezembro de 1807, o patrono da Marinha Brasileira. Foi destacada atuação na Guerra do Paraguai e as atividades que exerceu na corporação.
Na Agência Fluvial de Imperatriz, subordinada ao 4º Distrito Naval da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, aconteceram promoções de oficiais, a exemplo de outros estados, seguindo as comemorações pelo transcurso da data. Coordenou a programação, o capitão-tenente Ariel Dantas de Sousa, Agente Fluvial de Imperatriz.

CONFRATERNIZAÇÃO
No final, professores, estudantes, pais e convidados, participaram de um lanche de confraternização. Os alunos avaliaram positivamente o resultado do encontro na Agência Fluvial de Imperatriz. A Vila Vitória é formada por famílias carentes. Por intermédio dos estudos, as crianças buscam melhorias para eles e seus familiares. Frase, inclusive, estampada na camisa de um dos estudantes da Escola Cívico-Militar Professor José Queiroz.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90