MENU

13/12/2022 às 22h29min - Atualizada em 13/12/2022 às 22h29min

PF combate lavagem de dinheiro em esquema transnacional

- Geral de Comunicação Social
Imprensa/PF
Foto: Divulgação/PF
 
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação “#LuxuryLiving”, com objetivo de obter evidências da prática de lavagem de dinheiro no Brasil por pessoa estrangeira politicamente exposta.

Foram cumpridos simultaneamente 05 mandados de busca e apreensão, sendo 01 em Paris (França), 02 em Lisboa (Portugal) e 02 na região de Zurique (Suíça).

As medidas realizadas foram solicitadas pela PF aos países requeridos por meio de Cooperação Jurídica Internacional, a qual tramitou via autoridades centrais dos países envolvidos. Autoridades francesas, portuguesas e suíças analisaram e acolheram os pedidos solicitados, de acordo com as regras e leis vigentes em seus respectivos países.

Na França, o cumprimento dos mandados contou com a colaboração de policiais franceses lotados no denominado Groupe des Biens mal Acquis, o qual é vinculado ao Office Central pour la Répression de la Grande Délinquance Financiére da Polícia Judiciária francesa.

Em Portugal, o cumprimento dos mandados contou com a colaboração da Polícia Judiciária portuguesa e do Ministério Público português, e na Suíça com autoridades do Ministério Público da Confederação e policiais daquele país.

 A PF contou ainda com apoio de suas adidâncias e oficialatos de ligação no exterior (Haia, Lisboa e Paris) para planejamento e execução da operação.

As medidas realizadas constituem a segunda fase da investigação denominada “Salvo Conduto”, deflagrada pela PF em outubro de 2018. A investigação visa, em resumo, entre outros fatos, a apuração da aquisição, reforma e ocultação de um apartamento de alto luxo (cobertura) situado em São Paulo/SP, o qual foi adquirido por interpostas empresas de fachada estrangeiras (shell companies), com recursos potencialmente ilícitos.

A operação denominou-se “#LuxuryLiving”, pois, segundo informações públicas, o principal investigado costumava utilizar a hashtag “LuxuryLiving” ao postar fotografias de seu estilo de vida luxuoso em redes sociais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »