MENU

13/12/2022 às 16h52min - Atualizada em 13/12/2022 às 16h52min

Alunos do SESI Imperatriz são destaque nacional na 35ª Jornada de Foguetes

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Estudantes conquistaram medalha de ouro na competição que reuniu alunos de todo país no RJ - Fotos: Divulgação
 
Alunos do SESI Imperatriz estreiam na competição da 35ª Jornada de Foguetes da MOBFOG 2022 (Mostra Brasileira de Foguetes). O foguete que garantiu o 10º lugar foi fruto de muitos estudos, testes e dedicação dos alunos que se destacaram em meio a alunos do Brasil inteiro no evento ocorrido semana passada, no Rio de Janeiro. Estudantes conquistaram medalha de ouro na competição que reuniu alunos de todo país e a Escola SESI Imperatriz ficou em 10º lugar na competição. 

A MOBFOG é uma competição que têm o intuito de promover o interesse, a curiosidade e o engajamento sobre conhecimentos relacionados a astronomia, astronáutica e ciências. Nela, os alunos constroem e lançam foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento de forma individual ou em equipes de no máximo três integrantes.  

O foguete construído por Henry Glissoly e Bianca Sousa atingiu a marca de 243,8 metros conquistando medalha de ouro no lançamento real. O foguete é feito com material alternativo onde são utilizados cano PVC, garrafa pet, balão, fita de náilon, haste de plástico (retirada de pasta para documentos) e foi montado com cola, braçadeiras e um registro, que é acionado para que o foguete coe com a pressão da água. 

Estudante do 1º ano do ensino médio, Henry Glissoly, conta que a participação na competição foi muito significativa pelo fato da grande visibilidade curricular que a Olimpíada tem no Brasil e no mundo. “Estamos muito felizes pela participação e resultado expressivo alcançado. Fizemos vários testes, nosso foguete estava sempre passando de 260 metros, mas devido as condições climáticas ele atingiu apenas a faixa de 243. O resultado nos deixa orgulhosos diante da relevância e potencial do evento”. 

Responsáveis pela inscrição e treinamento dos alunos para a competição, os professores Rayara Guedes e Francisco Lima, destacaram que a olimpíada é um momento ímpar na vida dos estudantes. “É uma oportunidade de sair da sala de aula e demonstrar na prática os conhecimentos, além do mais fica o grande aprendizado e conhecimento científico que abre bagagem para um leque de oportunidades na carreira”, pontua a professora de Ciências da Natureza do SESI Imperatriz, Rayara Guedes. 

Para o superintendente do SESI Maranhão, Diogo Diniz, o resultado alcançado afirma a qualidade de ensino do SESI. “Em todo Maranhão temos incentivado os alunos a participar de competições que elevem o conhecimento adquirido em sala de aula e os tornem diferenciados diante dos caminhos que desejam trilhar. O nosso estado tem garantido importante destaque no cenário nacional por meio de nossos alunos, e isso atesta o nosso compromisso e qualidade da educação do SESI”, garante. 

 

SOBRE A MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É considerada a maior avaliação científica de estudantes dos ensinos fundamental e médio do país. E, juntamente com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pelo estudo da ciência astronômica. Ambas envolvem conhecimentos adquiridos nas disciplinas de ciências, física e geografia.   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »