MENU

17/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 17/11/2020 às 00h00min

Prefeitura entrega cadeiras de rodas personalizadas

Cadeiras são fabricadas sob medida, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes

Kalyne Cunha
Ascom/PMI
Ação contribuiu para melhorar as condições de vida e integração social das pessoas, ampliando suas possibilidades e potencialidades para as atividades diárias - Foto: Assessoria
Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da rede de cuidados da pessoa com deficiência, Programa Órtese e Prótese do Ministério da Saúde, entregou na última quinta-feira, 12 de novembro, 9 cadeiras de rodas fabricadas sob medida, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. Objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para pacientes e familiares, contribuindo para a melhoria da mobilidade.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, ressaltou a importância da ação que tem o objetivo de devolver autonomia de locomoção aos pacientes. “A personalização é necessária para adequar a característica anatômica de cada indivíduo, que garante um adequado posicionamento corporal. Uma ação essencial de prevenção aos problemas gerados pela má postura, bem como contribuiu para a melhoria da mobilidade”.

A secretária adjunta de saúde, Doralina Marques, explica que a incorporação das adaptações posturais no Sistema Único de Saúde, SUS, permitirá prevenção de agravos à saúde de usuários de cadeiras de rodas. “Essas ações de cuidado, em grau preventivo e corretivo contribuem para o retorno desses usuários às suas atividades de vida diária, laboral e social, constituindo assim melhores perspectivas de qualidade de vida”.

A cadeira de rodas permite a liberdade de movimentos do corpo, colaborando com a capacidade de poder ir e vir da pessoa com deficiência, como sinônimo de real expressão de autonomia. O Programa Órtese e Prótese funciona em parceria com o Tratamento Fora de Domicílio, TFD, localizado no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, CEMI, Bairro Três Poderes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »