MENU

12/12/2022 às 21h45min - Atualizada em 12/12/2022 às 21h45min

Alunos tocantinenses conquistam medalhas de ouro e prata na Mostra Brasileira de Foguetes

Escola de Itapiratins foi campeã com uma medalha de ouro e duas de prata

Assessoria
O evento ocorreu, na última semana, de 5 a 8, em Barra do Piraí (RJ) - Foto: Seduc
 
Estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, conquistaram três medalhas na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG – 2022), uma de ouro e duas de prata. O evento ocorreu, na última semana, de 5 a 8, em Barra do Piraí (RJ), com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os campeões foram: Samuel Lima Luz, que conquistou medalha de ouro; já a equipe formada pelas alunas, Rebeca Lopez e Nicole Milhomem, conquistou o segundo lugar, com medalha de prata; e Gabriel Tavares foi vice-campeão, também conquistou uma de prata. Esse é o segundo ano que a Escola Estadual Rezende de Almeida recebe premiação na competição.

O aluno Samuel Lima Luz destacou que a participação na MOBFOG marcou um período de muita aprendizagem. “Voltei com novas ideias para novos projetos de foguete. Aprendemos com os erros e acertos dos competidores e no momento de compartilhamento de ideias entre os alunos participantes”.

O vice-campeão, Gabriel Tavares, também relatou sobre a experiência de participar da Mostra. “Pude ver de perto o trabalho de pessoas de todo o País com as mais diversas histórias de vida e trajetórias. Acabei tendo alguns problemas e meu lançamento foi um pouco abaixo da minha expectativa, mesmo assim acredito que o maior prêmio foi o meu aprendizado e convivência nesse período”, revelou.

A equipe formada pelas alunas Nicolly Milhomem e Rebeca Lopez falaram da experiência adquirida em participar da MOBFOG. “Conseguimos entender que se quisermos ir além nós conseguimos. Para mim a MOBFOG é um projeto maravilhoso, foi surreal a experiência”, frisou Nicolly.

A importância da experiência também foi reforçada por Rebeca. “Foi uma experiência incrível e que jamais esquecerei na minha vida. Só tenho a agradecer a todos os professores, e a equipe da escola e aos nossos familiares por nos dar força pra enfrentar essa jornada que será sempre lembrada”.

Produção e resultados
A produção dos foguetes na Unidade Escolar de Itapiratins, em 2022, foi desenvolvida na disciplina da Eletiva – Ao infinito e Além, do Novo Ensino Médio, desde o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto é orientado pelo professor Beneval Soares, que trabalha na produção e lançamento dos foguetes com as equipes, com o apoio da professora Amanda Ferreira e do coordenador Abrahão Luz.

Para o professor, “a Mostra tem uma grande relevância no cenário escolar, pois propaga os conhecimentos científicos. Aproximando escolas, educadores e educandos de todo o País promovendo um ambiente agradável e divertido para ensino e aprendizagem. É muito bom ser duas vezes campeão na MOBFOG [2019 e 2022]. Fico orgulhoso dos nossos estudantes”.

Para o coordenador Abrahão Luz, a Mostra foi uma experiência incrível. “Cada momento foi um grande aprendizado tanto para os alunos como para mim, levaremos para vida e nos prepararemos para as próximas competições, sejam elas, municipal, estadual ou nacional”, prometeu o coordenador.

MOBFOG
A Mostra é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site oficial do evento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »