MENU

12/12/2022 às 18h24min - Atualizada em 12/12/2022 às 18h24min

Mobilização em São Luís marca Dia Internacional de Combate à Corrupção

Poliana Ribeiro -
MP/MA
Presidente da Ampem entregou premiação a uma das estudantes - Foto: Divulgação
 
A Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão realizou, neste domingo, 11, uma mobilização na Feirinha São Luís, no Centro, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro. Representantes dos órgãos que compõem a Rede, entre os quais o Ministério Público do Maranhão, participaram da ação, que contou também com a premiação de um concurso de redação sobre a temática.

O MPMA foi representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO/Proad), Nahyma Ribeiro Abas, e pelo presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior.

De acordo com a coordenadora do CAO/Proad, o Dia Internacional de Combate à Corrupção sempre é marcado por alguma atividade, e este ano os órgãos que integram a Rede optaram por levar essa reflexão para um espaço de grande circulação em São Luís. “A corrupção faz parte do dia a dia, não é um fenômeno que está distante da gente, ou só nas instituições públicas ou no serviço público. O cidadão precisa entender esse fenômeno, compreender suas raízes, sua origem, principalmente para auxiliar no processo de combate, de prevenção”, destacou.

Nahyma Abas também ressaltou que o controle social é o exercício da cidadania. “A participação da sociedade na prevenção e no combate à corrupção é uma forma de exercer sua cidadania através do controle social. Quando a sociedade sabe como se dá a corrupção, principalmente acompanhando a aplicação do recurso público na sua cidade, no seu estado, esse fenômeno tende a diminuir”, acrescentou.

José Antônio de Carvalho Freitas, superintendente da Controladoria-Geral da União no Maranhão, afirmou que a iniciativa é uma forma de trazer o tema para perto da sociedade e também prestar contas sobre o trabalho que é desenvolvido pelas instituições. “Esse tipo de mobilização é importante para trazer o tema para o dia a dia das pessoas, para o contexto de praça, de movimento; mostrar para as pessoas que existem iniciativas dessas instituições da rede motivadas para combater a corrupção no Maranhão”.

CONCURSO
A ação na Feirinha São Luís também contou com a premiação do concurso de redação sobre o tema, voltado a estudantes da rede pública de ensino. Foram premiadas as estudantes Ana Clara do Nascimento Sousa, do 9° ano da UEB Rubem Teixeira Goulart (1° lugar); Isabela Carvalho Martins, do 9° ano, da UEB Rubem Teixeira Goulart (2° lugar); e Isabela do Vale Sousa, da UEB Maria Alice Coutinho (3° lugar).

Gilberto Câmara, presidente da Ampem, que apoiou o concurso, destacou a importância desse tipo de iniciativa. “Com essa ação, a juventude está sendo estimulada a produzir ideias, através de um concurso de redação com o apoio da Ampem, para despertar a cidadania, os princípios éticos e também o desprezo pela corrupção, que é um dos grandes males do país e do mundo”, avaliou.

Para Ana Clara do Nascimento Sousa, ganhadora do concurso, ação foi uma oportunidade de compreender mais sobre a importância do combate à corrupção. “Eu acho que é bom a gente entender o que é errado e o que é certo. E com essa redação, eu pude pesquisar mais, saber das leis e aprender mais sobre os meus direitos”.

Durante a premiação, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira, falou em nome da Rede, ressaltando que a corrupção é um problema da humanidade e, por isso, ações pedagógicas também são essenciais para o combate a essa prática. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »