MENU

11/12/2022 às 00h49min - Atualizada em 11/12/2022 às 00h49min

Assessora do TJMA recebe prêmio Fapema de reconhecimento científico

Mônica Sousa foi premiada na categoria Pesquisador Sênior

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
O prêmio é uma ação do Governo em reconhecimento ao importante trabalho dos pesquisadores maranhenses - Foto/divulgação: Carlos E. Sales

  
A assessora técnica de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Mônica Teresa Sousa, foi congratulada, nessa quarta-feira (7/12), com o Prêmio Fapema 2022, na categoria “Pesquisador Sênior”, em cerimônia realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. O Presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten, foi representado pelo juiz Ferdinando Serejo durante a solenidade.

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), concedido a pesquisadores das áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Sociais, Saúde ou Biológicas) que tenham vinculação a instituições de ensino superior do Maranhão, especialmente em cursos de pós-graduação stricto sensu. 

Mônica Sousa – que também é professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – desenvolve pesquisas nas áreas do Direito Internacional, especialmente, em decisões de Cortes Internacionais e seu impacto no Direito brasileiro; e do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

A servidora pública realizou pesquisas específicas sobre o Tribunal de Justiça do Maranhão, no que diz respeito à formação dos juízes e juízas do Estado do Maranhão, a partir da atuação da Escola Superior da Magistratura (Esmam).

Além disso, é autora de pesquisa premiada em 1º lugar no Programa de Iniciação Científica (Pibic) da UFMA sobre as decisões do TJMA acerca da judicialização da saúde em 2012. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »