MENU

09/12/2022 às 17h05min - Atualizada em 09/12/2022 às 17h05min

Aluno com deficiências do CE Nova Vitória é eleito como membro do Colegiado Escolar

Da Assessoria
ASCOM/UREI
Foto: Divulgação
 
O Centro de Ensino Nova Vitória espremesse-se de maneira grandiosa em relação ao complexo de casas de um conjunto residencial cujo nome batiza também a própria escola, em Imperatriz. É uma ilha de “buscadores pelo conhecimento” e como tal, capaz de gerar experiências humanas incríveis através da Educação.

É de lá que tomamos ciência e acompanhamos a cerimônia de posse para o novo Colegiado Escolar, marcada para uma terça-feira, seis de dezembro de 2022, cujo um dos membros eleitos, representando a comunidade estudantil, é o jovem Alexandre Lucas Pereira das Chagas, 19 anos, e aluno do primeiro ano. 

Alexandre Lucas é aluno com deficiências múltiplas, cadeirante e com uma condição de Osteogênese Imperfeita (Ossos de Vidro), o que lhe causa dificuldades variadas de deslocamento e necessidade de acompanhamento especial. 

Tudo isso não tem lhe tirado o brilho no ambiente escolar. Tido como aluno esforçado, possui boas notas e, agora, é empossado como liderança estudantil no Colegiado para o biênio 2022/2024.
“A educação inclusiva é algo essencial no chão das escolas públicas, O Alexandre não possui nenhum impeditivo que não lhe permita assumir a participação efetiva como representante do segmento de alunos no nosso colegiado. Para nós que fazemos e construímos o CE Nova Vitória é uma grande alegria ter uma pessoa maravilhosa como o Alexandre fazendo parte do nosso colegiado.” Afirma a Profa. Célia Chaves, gestora do CE Nova Vitória.  

A Professora Eliene Brandão Nogueira é quem desde cedo incentivou Alexandre e é testemunha que o aluno é bastante atento as disciplinas e atividades. Ela relata que partiu dele o interesse pelos debates dentro do Colegiado, e daí a coisa evoluiu para a proposta de participar. “Por que não se candidatar e presidir?”, indagou Profa. Eliene, que auxilia em Recursos de EAD para Alexandre. 

Após o período de inscrição, veio enfim a votação e a confirmação de amplo apoio por parte da classe estudantil da escola. A alegria só se confirmou após os abraços da vitória.

“Pra mim está sendo uma experiência muito forte e nova. Sentir todo esse apoio. Eu fiquei pensando e decidi botar mesmo pra vencer e dar o meu melhor.  E como é uma experiência nova eu espero não decepcionar.” Afirma Alexandre Lucas. 

De olhar curioso e bastante vivo, Alexandre vai relatando um pouco de suas experiências e lutas, sonhos e perspectivas. Aos poucos a sala da biblioteca da escola, separada naquele momento para cerimônia de posse já está 100%  em silêncio e emocionada.

“Quero ser Cirurgião Cardiologista. A medicina é meu sonho”, comenta Alexandre.

Findo o dia, depois das fotos e abraços de parabéns, aos poucos todos vão se dirigindo as suas casas, certos de que as dificuldades da existência são em maior e menor grau, de responsabilidade coletiva. Mas nada deve impedir-nos de sonhar a agradecer sempre. 

E Alexandre é parte importante da reflexão que precisamos levar por toda a vida. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »