MENU

09/12/2022 às 17h03min - Atualizada em 09/12/2022 às 17h03min

Escolas da rede municipal promovem mostras de iniciação científica e cultural

Foram expostos projetos de empreendedorismo, reutilização de materiais recicláveis, alimentos do Cerrado, dentre outros

Letícia Holanda
Ascom
Uma oportunidade de a comunidade conhecer as pesquisas que os alunos desenvolvem - Foto: Sara Ribeiro
 
As escolas Maria Francisca Pereira e Darcy Ribeiro realizaram na terça-feira (07) e na quarta-feira (08), a I Mostra Cultural de Biomas do Brasil e a V Mostra de Iniciação Científica (Moicidari).

Uma oportunidade de a comunidade conhecer as pesquisas que os alunos da rede municipal de ensino desenvolvem.

Mais de 1500 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Darcy Ribeiro apresentaram 93 projetos fruto das pesquisas feitas durante o semestre letivo. Dentre os temas estão, empreendedorismo, reutilização de materiais recicláveis, coleta seletiva e outros. Já os estudantes da Escola Maria Francisca fizeram a exposição de trabalhos sobre os biomas brasileiros, com a vegetação, clima e alimentos do Cerrado. 

A gestora Cleres Carvalho, conta dos preparativos para a Amostra e a produção dos projetos. “Foi 2 meses de pesquisas e observações em busca de problemática e resultados. Então, a Amostra veio para incentivar os alunos para a iniciação científica e os primeiros passos nas pesquisas. E já adianto que vamos incluir, no ano que vem, na grade curricular, aulas semanais de como construir um projeto científico”.   

A orientadora do projeto de empreendedorismo de produção de pulseiras com miçangas, Hilleandra Ferreira Carvalho, pontua o interesse das alunas na produção e venda dos materiais. “As estudantes tiveram a ideia de investir na confecção de pulseiras e foi um trabalho de grande aprendizado de educação financeira”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a rede municipal de ensino possui projetos de grande relevância social. “As exposições científicas são resultadas do trabalho que equipes escolares desenvolvem em sala de aula e que geram”. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »