MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
08/12/2022 às 17h59min - Atualizada em 09/12/2022 às 00h02min

Premiado romance gráfico espanhol chega ao Brasil pela Palavras Projetos Editoriais

“Estamos Todas Bem”, livro da escritora espanhola Ana Penyas, apresenta de forma intimista a vida de duas mulheres sob a ditadura Franco e as primeiras décadas da democracia espanhola pós 2ª Guerra. Obra será lançado dia 15 de dezembro, na Livraria Martins Fontes da Vila Buarque

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O premiado romance gráfico “Estamos Todas Bem”, da escritora espanhola Ana Penyas, chega ao Brasil, como o mais novo lançamento da Palavras Projetos Editoriais. Com tradução de Ivan Rodrigues Martin, a obra apresenta de forma intimista, ao longo de suas 116 páginas, a vida de duas mulheres sob a ditadura Franco e as primeiras décadas da democracia espanhola pós 2ª Guerra, explorando a vivência de uma geração cujas vidas raramente são lembradas.

A obra será lançada em evento especial no dia 15 de dezembro, quinta-feira, a partir das 18h, na Livraria Martins Fontes (R. Dr. Vila Nova, 309). Na ocasião, o tradutor Ivan Martin participa de um bate-papo ao lado da professora da Unicamp, Margareth Rago.

O livro, primeiro romance gráfico de Ana Penyas, ganhou em 2017 o X Prêmio Internacional de Romance Gráfico Fnac-Salamandra Graphic. Já em 2018, Penyas recebeu o prêmio autora revelação do Salão de Quadrinhos de Barcelona e o Prêmio Nacional de Quadrinhos, concedido pelo Ministério de Cultura e Esportes.

Misturando passado e presente, a partir da memória das avós da autora, o romance gráfico mostra, por meio de fotografias, ilustrações e colagens, o dia a dia dessas mulheres sob um ponto de vista feminista. “As mulheres da geração delas, de quem não costumamos cuidar como elas cuidaram de nós, sempre foram personagens secundárias de outras vidas: ‘a esposa de’, ‘a mãe de’ ou ‘a avó de’. Suas anedotas, suas ideias e seu mundo estão aqui neste livro, uma pequena homenagem que quer transformá-las em protagonistas”, destaca Ana Penyas.

A autora também relembra o impacto nas avós, quando anunciou que faria uma história com base em suas trajetórias. “Quando contei para a minha avó Maruja que ia fazer uma história em quadrinhos baseada em sua vida, ela me disse que seria melhor que eu escrevesse uma história de amor. Quando contei para a minha avó Hermínia, ela ficou muito contente e disse: que ótimo, querida”, relembra Ana Penyas.

Ana completa, destacando que “com o gravador na mão, fui encontrar minha avó Maruja para que ela me explicasse, por exemplo, o que aquele quadro de flores escondia e o porquê de sua obsessão pela cozinha. Depois, visitei minha avó Hermínia e descobri a importância de sua avó Hermenegilda e as causas do seu ar boêmio, tão peculiar”.

 Ana Penyas - Nascida em Valência (Espanha), é formada em desenho industrial e graduada em Belas-artes na Universidade Politécnica de Valência. Foi selecionada para realizar uma residência artística em Deliceiras (Porto, 2015). Nesse mesmo ano, recebeu uma menção especial no IV Catálogo Iberoamérica Ilustra, com a série “Viaje al Interior”, e ganhou a edição seguinte com “Buscando un Sitio”. Publicou dois livros ilustrados, En Transición e Mexique, El nombre del Barco, e é ilustradora na revista Pikara Magazine.

Serviço
Título: Estamos Todas Bem
Autora: Ana Penyas
Tradução: Ivan Rodrigues Martin
ISBN: 978-65-88629-88-8
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
Preço de capa: R$ 61,00

Evento de Lançamento – Bate-papo com Ivan Martin e Margareth Rago
Dia: 15 de dezembro, quinta-feira, às 18h
Local: Livraria Martins Fontes
Endereço: R. Dr. Vila Nova, 309


Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90