MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
07/12/2022 às 17h29min - Atualizada em 08/12/2022 às 00h03min

Grupo de Referência do Projeto Guri em São José do Rio Preto, Camerata de Cordas Friccionadas faz concerto gratuito no SESC

Sob regência de Adriel Ferraz, espetáculo acontece no dia 10 de dezembro, às 16h, com obras do grupo ABBA, Heitor Villa-Lobos e o tema da série Game Of Thrones

SALA DA NOTÍCIA Adolfo Morais
O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência. O GR de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas toca no próximo sábado, dia 10, às 16h, no SESC São José do Rio Preto (avenida Francisco das C. Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal), sob a regência de Adriel Ferraz.

Neste concerto, a Camerata de Cordas Friccionadas apresenta contempla clássicos de artistas brasileiros e internacionais. No programa, serão apresentadas obras de Heitor Villa Lobos, seleção de sucessos do grupo ABBA, além de uma apresentação do tema da série Game Of Thrones.
O Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas participou em 2011 de um intercâmbio entre Projeto Guri e a ONG Sphinx (EUA), recebendo o quarteto de cordas da Sphinx para uma série de atividades e um concerto no Teatro Municipal de São José do Rio Preto. Em 2012, o conjunto se apresentou em Detroit (EUA) na abertura dos concursos de jovens solistas; tocou com Jean Reis, Arthur Barbosa, Alejandro Drago e Ricardo Herz. Em 2021 recebeu orientações e realizou uma produção audiovisual com o violoncelista Fábio Presgrave e a violonista Eliane Tokeshi.
Grupos de Referência


Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Apoio ao Grupo de Referência de São José do Rio Preto: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.
Apoio: SESC
PROGRAMA
Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Adriel Ferraz, regente

ERNST MAHLE (1929-)
Viajando pelo Brasil

I. Eu não vim para ficar - Maranhão 
II. São João Dararão - Piauí 
III. Menino vá dormir – Sergipe 
IV. Meu Guriabá - Alagoas 
V. Eh! Morena – Minas Gerais 
VI. Jacaré - São Paul


HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
O Trenzinho do Caipira

LEA FREIRE (1957-)
Isabella [arr. Tiago Costa]

ALAN SILVESTRI
Os Vingadores

ABBA
The Best of Abba [arr. Ted Ricketts]

I. Overture/Prologue
II. Mamma Mia
III. I have a Dream
IV. Daincing Queen

CANÇÃO TRADICIONAL FOLCLÓRICA INGLESA
Greensleeves [arr. E. Fine]
       

RAMIN DJAWADI (1974-)
Game of Thrones

_ GR São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Adriel Ferraz, regente
Data: 10 de dezembro, sábado
Horário: 16h
Local: SESC São José do Rio Preto
Endereço: Av. Francisco das C. Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal – São José do Rio Preto/SP
Entrada: gratuita

______________________________________________________________________
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli. 
 
Projeto Guri: O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.  

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. 
 
Assessoria de imprensa  
Máquina Cohn & Wolfe| [email protected] | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques  – direção |[email protected]  | 
Sheila Oliveira – gerência|[email protected] |(11) 3147-7453 e  
(11) 97695-6489 
Adolfo Morais – atendimento |
[email protected] | (11) 3147-7263 e (82) 999411-1176

 
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 98849-5303 (plantão) 
[email protected] 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90