MENU

07/12/2022 às 22h07min - Atualizada em 07/12/2022 às 22h07min

UFT concede a Lula título de Doutor Honoris Causa

Homenagem é uma proposição do reitor Luís Eduardo Bovolato

Da Assessoria
Lula já é doutor honoris causa por um total de 36 instituições, incluindo 16 universidades públicas brasileiras - federais e estaduais - Foto: Agência Brasil
 
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (06).

UFT concede título de doutora à Dona Juscelina, líder histórica de quilombo em Muricilândia.
O título é atribuído a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

A homenagem é uma proposição do reitor Luís Eduardo Bovolato. A votação da proposta teve um total de seis abstenções e um voto contrário.

O reitor e relator da proposta justificou a concessão considerando todo o histórico de apoio do presidente às universidades federais e, em especial, o contexto de comemorações dos 20 anos de implantação da UFT em 2023. A UFT foi criada no ano 2000 e implantada em 2003, no primeiro ano do primeiro mandato de Lula.

Primeiro presidente da República do Brasil eleito pela terceira vez e com maior número de votos da história, Lula teve como uma das marcas de suas gestões anteriores a expansão do acesso ao ensino superior e, em especial, das universidades federais, com políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outras.

Lula já é doutor honoris causa por um total de 36 instituições, incluindo 16 universidades públicas brasileiras - federais e estaduais - 13 universidades argentinas e outras da França, de Portugal, da Espanha, do Peru, do Equador e da Bolívia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »