MENU

06/12/2022 às 21h39min - Atualizada em 06/12/2022 às 21h39min

Casos de covid voltam a aumentar em Araguaína; ‘entramos em estado de alerta’, diz secretária

Saúde reforçou necessidade do uso de máscara e isolamento social para pessoas com sintomas gripais

Da Assessoria
Município retomou a divulgação diária do Boletim Epidemiológico - Foto: AscomAraguaína / Marcos Sandes
 
A Prefeitura de Araguaína registrou, nas últimas semanas, o aumento de pessoas com sintomas gripais e o retorno de casos da Covid-19. Novas confirmações da doença não eram registradas pela Secretaria Municipal da Saúde desde o mês de outubro, quando foram contabilizados apenas sete casos durante todo o mês.

De acordo com a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, a divulgação do Boletim Epidemiológico, com atualização diária dos casos, retornou no dia 24 de novembro, com 16 pessoas testando positivo para a doença.

“Entramos em estado de alerta. Em todo o país, presenciamos o retorno de novos casos da covid. Aqui, os testes positivos também estão crescendo, por isso precisamos da atenção de todos para os cuidados indispensáveis para evitar a transmissão da doença”, destacou a secretária.

 

Recomendações

A Saúde de Araguaína emitiu, nesta sexta-feira (02), uma nota informativa destacando as principais recomendações preventivas contra a doença na cidade. A secretária ainda informou que não há registros na cidade de transmissão de novas variantes, também não há aumento de casos graves e óbitos. “Mas precisamos da colaboração da população para a segurança de todos”, afirmou.

Entre as orientações, o destaque para o uso de máscaras nas seguintes situações: pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados da covid, pessoas com fatores de riscos para complicações da doença, profissionais de serviços de saúde e usuários dos serviços de saúde.

Também é recomendado manter distância mínima de cerca de um metro de qualquer pessoa e evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara. Além disso, é necessário a testagem em casos de suspeita e o isolamento para as pessoas que manifestarem sintomas gripais, assim como para as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

 

Testagem

Em casos de sintomas gripais, a população pode procurar qualquer uma das 18 UBS (unidades básicas de saúde) da cidade, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 para a realização do teste de covid.
 

Números atuais

De acordo com os números atualizados pela Secretaria da Saúde do Município, de 1° a 23 de novembro deste ano, foram registrados 81 novos casos de covid-19, sendo 44 ativos. No dia 24, o Município retomou a divulgação diária do Boletim Epidemiológico, por meio das redes sociais da prefeitura. O boletim 795º registrou 16 novos casos positivos, totalizando 53 casos ativos da doença. Ainda segundo os números da Saúde, o mês de novembro registrou um total de 181 novos casos.

Já no dia 1° de dezembro, o boletim divulgou 63 novos casos de covid, com 62 ativos. No dia 2, foram registrados 37 casos positivos, com 15 casos ativos. Com esses, Araguaína chega a 47.108 casos confirmados, 15 ativos, 46.515 curados e 617 óbitos desde o início da pandemia.

 

Total de casos

Os meses em que o Município registrou maior quantidade de casos positivos, desde março de 2020, foram em agosto do mesmo ano, com quase 5 mil casos positivos. Em maio de 2021, os números chegaram a 3.615 casos. Neste ano, janeiro foi o mês com maior número de casos, com 4.631 pessoas que testaram positivo para covid.
 

Vacinação contra a covid

A prefeitura segue disponibilizando vacina contra a Covid-19 e reforçou a importância da imunização contra a doença. A cidade está avançando a cobertura vacinal e começou a vacinar crianças de seis meses a dois anos, com comorbidade.

As doses do imunizante da Pfizer são oferecidas em três UBS: Araguaína Sul, José Rezende (Setor Alto Bonito) e José Ronaldo (Setor Dom Orione). Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação, documento com foto, CPF, cartão do SUS e o laudo, declaração, prescrição ou relatório médico que comprove a comorbidade.

 

Avanço na vacinação

Atualmente, o Município está aplicando a segunda dose de reforço nas pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da área da saúde. Também há disponível o primeiro reforço para pessoas acima dos 18 anos, imunizantes do esquema inicial de primeira e segunda dose para adolescentes e crianças e o reforço para adolescentes. Para esses públicos, as vacinas estão sendo aplicadas em todas as UBS da cidade.

Até esta semana, a Secretaria da Saúde de Araguaína aplicou 321.863 doses das vacinas contra a covid-19, sendo 82.98% de aplicação, 73,94% para primeira dose mais dose única e 64,12% para segunda dose.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »