MENU

06/12/2022 às 17h08min - Atualizada em 06/12/2022 às 17h08min

UFMA publica e-book “Títulos Jornalísticos” escrito por docentes de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz

Marcos Augusto
UFMA
Foto: Divulgação
Em 2016, o grupo Comunicação e Cibercultura (GCiber) de Imperatriz iniciou uma pesquisa sobre o impacto tecnológico no texto e edição, que posteriormente deu resultado ao e-book “Títulos Jornalísticos”, publicado pela Editora da UFMA (Edufma) e disponível gratuitamente de modo on-line.

A obra, de autoria dos docentes de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) Thaísa Cristina Bueno e Lucas Santiago Arraes Reino, doutores Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), conta ainda com a colaboração dos jornalistas Regilson Furtado Borges, mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Michele Goulart Massuchin, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Suzete Gaia de Sousa, doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Para a academia e para os estudos da área, eu acho que o livro é importante para avançar nas pesquisas. Como professores de jornalismo a gente sentiu falta de base científica sobre o título jornalístico, tinha muito achismo, mas poucas análises e testes, então a contribuição da obra é relevante, pois cobre um espaço que estava vazio na nossa área”, destacou o professor Lucas Reino.

A pesquisa parte da transformação observada nos títulos das matérias jornalísticas nos últimos anos e analisa os diversos tipos de título do gênero jornalístico, como títulos de revistas, títulos em rede social, títulos testáveis, títulos caça-cliques, títulos de língua portuguesa em outros países, títulos tradicionais no formato impresso e on-line, entre outros.

O título jornalístico ganhou mais destaque na internet quando a disputa por atenção foi ampliada substancialmente, para além da concorrência entre veículos de comunicação. A fim de contribuir com o registro e reflexão sobre o jornalismo contemporâneo e tendo como foco esse formato textual, o livro é organizado a partir de três conjuntos de reflexões: teórica, prática e aplicada.

A professora Thaísa Bueno discorreu sobre as novidades encontradas durante a pesquisa: “O que mais me surpreende é o impacto causado pela ferramenta de otimização para mecanismos de busca, a Search Engine Optimization (SEO), incluindo softwares que testam os títulos com o viés do engajamento, isso muda toda a lógica do jornalismo”.

O e-book é mais uma obra que integra o catálogo editorial da Edufma, a editora dirigida pelo professor Sanatiel de Jesus Pereira, publica mais de cem livros por ano e possui conceito nível 4 na Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). “A Edufma desempenha um trabalho primordial à medida que transformamos o conhecimento produzido em livros, agregamos crédito à universidade. O lema da editora, neste sentido, é que possamos ser primeiramente facilitadores desta transformação do conhecimento para os livros”, destaca o diretor.

Saiba mais - Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas – geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade – para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, a fim de gerar tráfego orgânico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »