MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
05/12/2022 às 15h02min - Atualizada em 06/12/2022 às 00h00min

Menos de um ano após receber aporte, Yungas já atende sete redes do Grupo SMZTO

Especializada em comunicação e gestão de grandes redes de franquias, retail tech Yungas deve atender todas as 14 marcas do Grupo SMZTO, o maior do franchising brasileiro, até o final de 2023

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Yungas/Divulgação

Menos de um ano depois de receber um aporte do Private Equity SMZTO, a retail tech Yungas já atende sete redes da holding, a maior do segmento de franchising no Brasil. Especializada em gestão e comunicação de grandes redes, a Yungas foi a primeira empresa de tecnologia para o setor de franquias a receber aporte do Grupo SMZTO, em dezembro do ano passado, quando a holding anunciou um total de R$ 50 milhões a ser investido na aquisição de participações em novas startups, com foco em fintechs e fornecedores de softwares de gestão.

Na época, a Yungas prestava serviço para três marcas do grupo: Instituto Embelleze, Peça Rara e Instituto Gourmet. Menos de dois meses depois, a empresa passou a atender também a Terça da Serra, maior rede de instituições de longa permanência para idosos do Brasil. Ao longo do ano, as redes Nanica, L’Entrecôte de Paris e HCC também passaram a utilizar a plataforma de gestão e comunicação desenvolvida pela Yungas; somando um total de 2,5 mil unidades de franquias. A meta é que, até o final do ano que vem, a startup atenda todas as 14 marcas SMZTO.

"O ano de 2022 está sendo muito estratégico e desafiador para a Yungas", comenta Guilherme Reitz, CEO e cofundador da empresa. "Estamos nos adaptando a um crescimento acelerado, trazendo muitas redes relevantes do segmento de franquias, e muito disso tem sido impulsionado pela parceria com a SMZTO. Em contrapartida, podemos proporcionar às marcas do grupo uma plataforma que atende às principais demandas de gestão e comunicação das franquias, resolvendo questões que começam a se manifestar naturalmente conforme a rede cresce."

Fundada em 2018 e presente em todo o território nacional, a Yungas atende especificamente às necessidades das grandes redes de franquias; oferecendo uma tecnologia completa de gestão que facilita a comunicação, auditorias, treinamentos, e centraliza diversos processos em um mesmo sistema.

"Ao oferecer ferramentas úteis para os colaboradores das nossas investidas, otimizamos o tempo gasto em determinadas tarefas, reduzimos a fricção de comunicação com todas as redes e criamos novas oportunidades dentro do grupo", diz José Carlos Semenzato, Presidente do Conselho da SMZTO, sobre a parceria com a Yungas. "Estamos estruturando um plano efetivo que tem como principal objetivo auxiliar os franqueados com informações relevantes e comparativos claros, para que eles possam evoluir a forma como fazem a gestão de suas unidades. Por meio da Yungas temos acesso a relatórios de satisfação da rede e SLA de atendimento do franqueado. Também ficou mais fácil ouvir dos franqueados suas maiores dores com relação às marcas."

Mais de seis mil unidades de franquias já utilizam a plataforma da Yungas, que trabalha com o conceito de projetos estratégicos voltados a resultados: a empresa tem a única solução do mercado com foco no programa de excelência, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas dos franqueados. Por meio da metodologia Customer Success e do sistema Health Score, a Yungas analisa pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização; apontando preventivamente quais franqueados estão em risco de repasse e quais representam oportunidades de crescimento, podendo se tornar multi franqueados.

"Toda grande rede com certeza já identificou a dificuldade de padronizar e comunicar os conceitos relacionados ao sucesso do franqueado", comenta Guilherme Reitz. "É aí que entra o Programa de Excelência, ferramenta que padroniza e metrifica o sucesso do franqueado e ajuda a apresentar o 'caminho das pedras' a quem está ingressando no negócio. Ter um bom Programa de Excelência é uma ótima forma de alinhar expectativas e orientar boas práticas e os melhores processos a seguir, além de recompensar as unidades que alcançam metas seguindo processos definidos, mensuráveis e replicáveis."

José Carlos Semenzato completa: "Outro ponto interessante é que, normalmente, as redes de franquias passam a se preocupar com esse tipo de projeto apenas após atingirem um determinado número de unidades. Por meio do nosso ecossistema, conseguimos viabilizar o projeto para as maiores e também para as menores redes, de forma que os franqueados de redes mais jovens possam aproveitar ferramentas e práticas que, normalmente, são viáveis somente em operações de maior escala."

Crescimento da Yungas em 2022

Ao longo do primeiro semestre de 2022, a Yungas dobrou o número de franquias atendidas, com a adição de novas redes ao portfólio de clientes - hoje, mais de 50 marcas já utilizam a plataforma da empresa. Para acompanhar o crescimento, a Yungas também dobrou o número de colaboradores contratados; inclusive trazendo para o time um novo CTO, o engenheiro de telecomunicações Fernando Ghedin, e inaugurando um novo escritório em Florianópolis (SC). A empresa projeta atender 30 mil franquias até o final de 2023.

Sobre a SMZTO

A SMZTO nasceu em 2010, com o propósito de acelerar negócios promissores por meio do franchising. A partir de processos seletivos e de análises criteriosas, a holding seleciona empresas que tenham perfil de negócios replicável e sustentável. A SMZTO é sócia de todas as suas 14 marcas, tais como Yungas, Espaçolaser, OdontoCompany, Instituto Embelleze, GreenJoy, Tem Saúde, L'Entrecóte de Paris, Oakberry, Gua.CO, Instituto Gourmet, Terça da Serra, Peça Rara, Nanica, HCC e OralSin, dentre outros projetos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90