MENU

04/12/2022 às 14h13min - Atualizada em 04/12/2022 às 14h13min

Natal do Maranhão terá programação itinerante na capital, Região Metropolitana e diversas cidades

A grande novidade deste ano é a descentralização da festividade com decoração e apresentações natalinas espalhadas em vários pontos da capital e cidades maranhenses.

Secom / MA
Natal do Maranhão terá programação itinerante na capital, Região Metropolitana e diversas cidades. (Foto: Rodrigo Ribeiro)
   
Na manhã desta sexta-feira (2) o governador Carlos Brandão detalhou em coletiva de imprensa a programação e atividades do Natal do Maranhão 2022. A grande novidade deste ano é a descentralização da festividade com decoração e apresentações natalinas espalhadas em vários pontos da capital e cidades maranhenses. 


O Natal do Maranhão 2022 ocorrerá em bairros de São Luís e zona rural. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Além das programações, uma decoração especial de Natal está montada no Centro de São Luís, e em outros locais como a Praça dos Pescadores, portal de entrada da cidade, Praça Dom Pedro II, Palácio dos Leões, Prédio da JUCEMA, Palácio Episcopal, Igreja da Sé, Secretaria de Turismo, Edifício João Goulart, Tribunal de Justiça, Praça dos Catraeiros, Praça Nauro Machado, Praça Deodoro, Biblioteca Pública, além do Forte Santo Antônio, na Ponta d’Areia. 

"O Natal do Maranhão este ano traz várias novidades. O desfile que acontecia na Beira-Mar, este ano será na Praça Deodoro. Além disso, teremos programações itinerantes nos bairros e diversos municípios maranhenses. Será realmente o maior Natal da nossa história. Convido todos os maranhenses a levarem suas famílias e a criançada para vivenciarem a experiência natalina e darem aquele abraço no Papai Noel”, disse o governador Carlos Brandão. 

 

Novidade

Este ano a programação natalina também marca presença na Praça Deodoro com apresentação de vídeo mapping, concentração de seis pontos de neve e casa do Papai Noel. 

Além disso, até o dia 23 de dezembro terá desfile natalino, visitação à casa do Papai Noel, encenação lúdica na casa do Papai Noel, apresentações musicais, Cantata Natalina, além de máquina de neve. 

“A Praça Deodoro está muito bonita, toda reformada, nada mais justo do que levar para lá a apresentação do vídeo mapping para encantar quem trabalha na região. Estamos descentralizando as festividades natalinas para ampliar o acesso de todos à beleza única que é o Natal”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

 

Emprego e renda

Os beneficiários do programa Mais Renda estarão dentro de todo circuito natalino comercializando seus produtos, gerando renda e aquecendo as vendas do pequeno comerciante.  
 

Programação no Centro Histórico

Na Praça Dom Pedro II, a programação acontece a partir do dia 4, e terá apresentação, assim como em anos anteriores, de vídeo mapping na fachada do Palácio dos Leões. No local ainda haverá palco para apresentações natalinas de danças, corais e musicais, árvore cantante, presépio e espaços instagramáveis. O Palácio Episcopal será decorado com luzes.

Na Praça dos Catraeiros, haverá luzes, decoração e espaços para tirar lindas fotos. Na Reffsa (Beira-mar),  a população vai se encantar com a decoração do prédio e o trem soltando fumaça. Um Laser Show na fachada vai projetar luzes sobre as águas do mar, além de um painel interativo e outro em 3D.

E na Rua Portugal, o espetáculo de luzes, projetado nas ruas e nas fachadas dos prédios, por meio dos Globes Show (globos espelhados efeito arquitetônico).

O Natal do Maranhão 2022 tem patrocínio do Mateus, Equatorial, Audiolar, Potiguar e Fribal. 

 

Natal itinerante

Os espaços dos Vivas nos bairros serão o local da apresentação do espetáculo ‘Natalina da Paixão’ da Cia Barrica. Diversos bairros receberão a programação: Anjo da Guarda, Anil, Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, Estiva, Ipase, João Paulo, Liberdade, Maracanã, Praça da Ilhinha, Quebra-Pote, Santa Bárbara, Turu, Vinhais, Vila Embratel e Vila Palmeira; além do Viva Maiobão (em Paço do Lumiar), e nas cidades de São José de Ribamar e Raposa.

O Natal nos bairros tem apoio do Sistema Fiema.

A coletiva de imprensa contou com a participação do secretário Yuri Arruda; do secretário de Turismo, Paulo Matos; e de representantes das secretarias e autarquias parceiras do evento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »