MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
01/12/2022 às 11h13min - Atualizada em 02/12/2022 às 00h02min

Livro: Filósofa Mônica Sydow Hummel lança “Ensaios Profanos”

A obra é uma reflexão sobre a vida por meio de clássicos da pintura, teatro e literatura

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Pela obra de William Shakespeare (“O Mercador de Veneza”), passando por Lima Barreto (“Diário de um Hospício”), Mario de Andrade (“Macunaíma”) e Thomas Mann (“Morte em Veneza”), e ainda pelas pinturas de Michelangelo Caravaggio, a filósofa Mônica Sydow Hummel faz uma profunda reflexão sobre a estrutura do pensamento humano no livro “Ensaios Profanos”, lançado pela Tachion Editora. 

Para a educadora, psicóloga e professora convidada do Leped da Unicamp Regina Pannuti, que assina o texto na orelha do livro, os ensaios abrem possibilidades para o leitor pensar, criticar, expressar visões de mundo. “Reafirmar, nas obras de arte – pintura, literatura e no teatro, o papel humanizador e as inúmeras formas de ampliar a capacidade de compreender os problemas da vida, a sensibilidade e a beleza”, diz o texto. 

Segundo a autora, os ensaios resultaram do trabalho de pesquisa quando participou do Leped da Unicamp. Foram cinco anos de trabalho intenso de leituras, releituras, estudos, observações, experiências e também de algumas viagens pelo Brasil e para o exterior. “Ao concluir o trabalho, já tinha esse material praticamente pronto”, afirma a filósofa. 

Sobre a autora - Graduada e Pós-graduada (PUC-SP) em Filosofia, Mônica Sydow Hummel já foi professora universitária, foi aluna e pesquisadora da Ècole Nationale de la Magistrature, em Paris, e há mais de 20 anos dedica-se à formação docente, já tendo atuado nas Secretarias de Educação de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Ribeirão Pires, entre outras cidades.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90