MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
28/11/2022 às 10h52min - Atualizada em 01/12/2022 às 00h02min

Encontro Marcado com Fernando Sabino retorna a Mateus Leme na próxima quarta-feira (30)

SALA DA NOTÍCIA
Interface Comunicação
Foto: Divulgação

Na quarta-feira, (30/11), o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” estará novamente em Mateus Leme com atrações imperdíveis. 

Pela manhã, o Grupo Fragmentos fará uma apresentação teatral baseada no conto do escritor “Galinha ao Molho Pardo”, para os alunos da Escola Municipal Helen Jaqueline de Souza.   

No espetáculo, a atriz Nallu Moura conta a história do menino Fernando, ao tentar salvar a galinha que batizou com o nome Fernanda e seria preparada ao molho pardo por Dona Alzira. De forma lúdica e instigante, Nallu conta a história, primeiro, a partir da perspectiva da galinha. Depois, a atriz se transforma em Dona Alzira para narrar a crônica sob o ponto de vista da cozinheira.  

Já a tarde, a Cia Canta Contos apresentará à atração “O Menino Sabino”, inspirada no livro “O menino no Espelho”. Obra na qual Fernando Sabino relata histórias da própria infância, compartilhando suas memórias e todas as fantasias mirabolantes com as quais sonhou. Através de cirandas, cantigas de roda, a criançada vai se divertir ao som da contadora de história Bárbara Amaral, do violonista Tininho Silva e do percussionista Babu Xavier. 

As ações do projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” na cidade continuam durante a semana. O filho do escritor, Bernardo Sabino visitará as Escolas Municipais Judith de Abreu, Lúcia Dias e Maria Guaraciaba Passos, acompanhado da atriz Nallu Moura que encenará a peça “Galinha ao Molho Pardo”. 

Durante as visitas, Bernardo conhecerá as atividades desenvolvidas pelas crianças, baseadas na vida e obra do escritor e conversará com os estudantes sobre a importância da leitura e a necessidade de valorizar os profissionais da educação. “Receber o carinho dos alunos e acompanhar de perto os trabalhos realizados por eles é sempre emocionante, pois além de representar a concretização do Projeto, é um gesto de valorização sobre a vida e obra do meu pai”, ressalta Bernardo Sabino. 

A iniciativa tem o patrocínio da Mineração Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Usiminas e é realizada pelo Instituto Ondular, em parceria com Instituto Fernando Sabino e as Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

 

Encontro Marcado 

Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro Marcado com Fernando Sabino MG envolveu cerca de 900 mil alunos de escolas estaduais e municipais.  Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. 

O Projeto prevê ainda a doação de coleções de livros e filmes para instituições públicas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.

Serviço: 

Apresentação do Grupo Fragmentos
Local: Escola Municipal Helen Jaqueline de Souza - Rua Silva Leão, 90, Azurita, distrito de Mateus Leme.
Data: 30 de novembro (quarta-feira) 
Horário: 9h
 
Apresentação da Cia Canta Contos
Local: Associação Cultural Moacyr Jardim - Avenida Miguel Alves Ribeiro, 25, Azurita, distrito de Mateus Leme.
Data: 30 de novembro (quarta-feira) 
Horário: 14h
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90