MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
30/11/2022 às 16h13min - Atualizada em 30/11/2022 às 16h13min

Menos impostos com a adequação do CNAE e o envio de eventos para eSocial foram as pautas do Encontro com Contadores em Imperatriz

A ação realizada pela FIEMA abordou os benefícios do planejamento tributário para alcançar a redução de custos na Indústria

Imprensa FIEMA
Foto: Divulgação/Fiema
 
A redução da carga de impostos é importante aliada das empresas para manterem-se competitivas no mercado. O caminho para alcançar esse objetivo é o conjunto de estratégias legais para pagar menos tributos e estar dentro da lei. E com objetivo de informar contadores e empresários industriais da região Tocantina, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), realizou na terça-feira (29), em Imperatriz, o Encontro com Contadores. A iniciativa da Federação por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), contou com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Maranhão (CRC-MA).  

Com o tema “Adequação do Registro da Empresa ao CNAE, apresentação da Plataforma SESI VIVA+ e envio de Eventos de STT para o eSocial”, o público presente recebeu orientações sobre os tributos nos âmbitos federal, estadual e municipal.  Na pauta também estiveram as várias modalidades de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), informações fundamentais para a realização do balanço financeiro das empresas e do cálculo do valor de imposto a ser pago.   

O setor da indústria com a variedade de insumos envolvidos nos processos de produção, tem direito a benefícios tributários garantidos por Lei, mas que necessitam da aplicação da legislação pertinente e do processamento das informações contidas nos documentos fiscais.  “A legislação brasileira é complexa e muda com frequência. Portanto, essa iniciativa agrega muito não só aos contadores que precisam orientar os clientes, mas também aos empresários”, salientou o contador e palestrante Wellington Alves.  

No encontro, o Serviço Social da Indústria (SESI/MA), apresentou as funcionalidades da Plataforma SESI Viva + e o envio de eventos de Segurança e Saúde do Trabalho para o eSocial, uma ferramenta digital completa para a gestão de programas de saúde e segurança no trabalho com programas legais parametrizados conforme as exigências do governo federal.  

A solução tecnológica reúne diversas informações relacionadas à SST, como redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos do trabalhador, prevenção de acidentes, aumento da produtividade no trabalho e suporte na gestão do eSocial.  

O contador da CBM Contabilidade, Ezequiel Ferreira, conta que a ação veio em momento oportuno. “O encontro foi enriquecedor por nos oportunizar conhecer o universo industrial, bem como receber informações de como podemos contribuir para diminuir a carga tributária para o cliente”.  

“O contador precisa buscar conhecimento técnicos e o encontro foi muito feliz ao trazer informações sobre os benefícios do governo que são ofertados para setor industrial, assim como uma série de outros dados relevantes para nossa atuação no dia a dia que agregam muito à prestação de serviço. Afinal de contas, as mudanças legislativas são constantes e, se o profissional é insuficiente, paga a empresa e paga o contador”, pontua a delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), Geovania Marinho. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90