MENU

29/11/2022 às 16h38min - Atualizada em 29/11/2022 às 16h38min

As frutas e as flores ativando a beleza da pele e dos cabelos

Lembrando que para serem usadas, as flores devem ser cultivadas organicamente. Mude de atitude, leve uma vida mais natural!

Da Redação - Fotos: GB Imagem
GB Edições
As flores não entram apenas na composição de essências aromáticas, mas são ótimos ativos para cosméticos que cuidam da saúde da pele. O óleo obtido através da manipulação da lavanda tem propriedades calmantes das lesões na pele, além da hidratação.
  
As flores sempre foram ingredientes na confecção de artigos de perfumaria e já faz algum tempo que as frutas também ganharam espaço nesta área e aparecem na formulação de águas de colônia, sabonetes, cremes, shampoos, condicionadores, óleos de banho, entre outros.

As frutas preferidas são a pitanga, jabuticabas, morango e lychia, que oferecem suavidade, refrescância e deliciosas fragrâncias. 

Que tal conhecer as propriedades de algumas delas e entender por que fazem a diferença?

A pitanga, fruta típica do Nordeste brasileiro, é uma fonte rica de Vitaminas A, C e do Complexo B. Pode ser encontrada em óleos para banho, sabonetes, shampoos, emulsão perfumada e desodorante colônia, como os da linha Mahogany, Natura e Avon, para citar apenas algumas mais populares. 

Devido às propriedades da pitanga, tais produtos proporcionam toque acetinado e agradável sensação perfumada. A emulsão é de rápida absorção, não é gordurosa e a hidratação é imediata.

O shampoo de pitanga tem propriedades adstringentes, combinadas com sais minerais, vitaminas e associadas à cosmética, hidratam além de deixar o cabelo deliciosamente perfumado. O condicionador da mesma linha ajuda a fechar as escamas, deixando os fios mais brilhant
es e resistentes. Equilibra os fios, devolvendo o condicionamento necessário, para deixá-los mais macios.

Uma fruta nativa da Mata Atlântica brasileira, a jabuticaba, entra na composição de colônias desodorantes, emulsão perfumada e shampoos. Por ser uma fruta rica em Vitamina C, Complexo B, Ferro, Fósforo e Cálcio, a jabuticaba promove suavidade, hidratação vitalidade para a pele. 

 
O morango é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais, como o potássio e o ferro, sacarídeos, pectina, ácido salicílico e flavonóides. O extr
ato glicólico de morango tem uma alta capacidade de hidratar, suavizar e remineralizar a pele. Além disso, a vitamina C e os flavonóides presentes na composição da fruta possuem propriedades antioxidantes, o que retarda o envelhecimento e o ácido salicílico possui ação reestruturante, atuando na acne.

E a lychia? Originária da China, a lychia se diferencia pela casca rugosa, de cor vermelha, pela polpa suculenta. Esta fruta saborosa entra na formulação de óleos em creme, emulsão perfumada e sabonetes líquidos que promovem hidratação e suavidade à pele. 

Agora, basta ler os rótulos e escolher os preferidos dentro desta “salada de frutas”.

Mas você sabia que as flores também são riquíssimas em nutrientes benéficos para a pele? No mercado também existem inúmeros sabonetes, shampoos e cremes a base de várias flores de todos os tipos e fragrâncias. 

Se você quer completar seu ritual de beleza com produtos naturais, saiba que existem várias maneiras de se aproveitar as flores, in natura, ou na forma de óleos essenciais. 

A lavanda, por exemplo, tem propriedades relaxantes que melhoram a pressão arterial e a frequência cardíaca. O aroma da lavanda é delicioso. Também é usada na indústria cosmética, é excelente para acalmar a pele que tomou excesso de sol. Basta borrifar água misturada com óleo essencial de lavanda na região ardida. Massagem com óleo de lavanda além de relaxar promove hidratação da pele.

A margarida tem antiendotelina, uma substância clareadora que suaviza manchas e impede o escurecimento da pele quando exposta à luz solar. Pegue várias pétalas da margarida e coloque em uma xícara de água fervente e espere esfriar. Aplique o conteúdo no rosto com um algodão, antes de usar seu creme noturno, sem enxaguar. Use todos os dias e conserve sempre em geladeira.

Já a rosa branca tem princípios ativos tonificantes e regeneradores. Ameniza linhas finas de expressão e deixa a pele com mais vida. Você pode fazer um creme natural com rosas brancas, batendo no liquidificador uma xícara de pétalas e ½ copo de iogurte natural. Depois é só aplicar no rosto limpo e deixar agir por cerca de 40 minutos. Em seguida use um algodão úmido para tirar o produto da pele. 

Outras flores muito boas para a beleza da pele são o jasmim, a camomila e a rosa vermelha. Não se esquecendo que a babosa, que também é conhecida por Aloe Vera é ótima para os cabelos e também para limpar machucados. 
Lembrando que para serem usadas, as flores devem ser cultivadas organicamente. Mude de atitude, leve uma vida mais natural!
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »