MENU

28/11/2022 às 20h25min - Atualizada em 28/11/2022 às 20h25min

Nove trabalhos representam UEMASUL em Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Sergio Estevão Rodrigues / Jheimison Ferreira Gomes
(Ascom - UEMASUL)
As pesquisas foram desenvolvidas por estudantes do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia - Ascom - UEMASUL
  
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi representada no XXIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, na capital piauiense, Teresina, por projetos de pesquisa do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia.

Os trabalhos foram desenvolvidos e apresentados por discentes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e do curso de Engenharia Civil. Com projetos voltados para o desperdício e abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.

“É o meu primeiro congresso e participar dele é uma experiência única, o evento foi um momento muito importante para o meu crescimento e desenvolvimento profissional, uma vez que é uma grande oportunidade de ter acesso às novidades de pesquisas da área e conversas com profissionais experientes para melhorar a própria atuação” - disse a aluna do curso de Gestão Ambiental, Isabela Cristina da Silva Gonçalves. Segundo a reitora, Luciléa Ferreira, estes estudos demonstram a importância da produção científica e o crescimento da universidade nas pesquisas com foco ambientalista. “Uma universidade forte se faz com ensino, pesquisa e extensão, e nós temos procurado dar as devidas condições para fortalecermos isso e ficamos felizes quando vemos estes resultados” - explicou.

O diretor do centro, Bruno Lucio Meneses ressalta que participar de um evento científico é uma oportunidade para construir redes com outros acadêmicos e especialistas em determinada área de conhecimento. “A UEMASUL vem sempre incentivando os nossos discentes a participarem de eventos, inclusive custeando parte das despesas e isso é um grande diferencial”, afirma o professor.

O evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS), com o apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI. Além das apresentações durante o Congresso, os acadêmicos participaram de palestras, mesas-redondas, painéis, visitas técnicas e minicursos.

Conheça os trabalhos aprovados para apresentação:
- Estudo do desperdício de água tratada e desenvolvimento de estratégias para sua redução na localidade Getat do município de Açailândia, Maranhão
Autores: Ana Cléia Silva da Cunha de Sousa, Maria Clara Silva Maria da Conceição Farias S. de Assis, Regiane Késsias de Sousa Lira.
- Abastecimento de água: a percepção acerca da quantidade do cloro presente na rede de abastecimento da localidade Ouro Verde em Açailândia, Maranhão
Autores: José Hiago da Silva Mendes, Laura Fábia Geremias dos Santos, Raimara Cardoso Silva, Jheimison Ferreira Gomes, Regiane Kessias de Sousa Lira.
- Manejo de resíduos sólidos na localidade Jardim de Alah, Açailândia-Maranhão
Autores: Maria Fernanda Viana Araújo, Natália Figueiredo dos Reis, Raimundo Nonato da Silva, Fernando de Morais Leal, Regiane Késsias de Sousa Lira.
- Gestão de resíduos sólidos e a sua relação com a saúde pública: Percepção dos moradores da localidade Vila Ildemar no município de Açailândia, Maranhão
Autores: Isabela Cristina da Silva Gonçalves, José Daniel Machado da Silva, Larissa Costa da Silva, Regiane Késsias de Sousa Lira.

- ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DA REDE PRIVADA: um estudo de caso com professores de ensino infantil da Escola Arco-íris em Açailândia – Maranhão
Autores: Regiane Késsias de Sousa Lira, Rodrigo da Silva Barros, Bruno Lucio Meneses Nascimento, Rosimar Locatelli.
Professora: Amelia Aline Cavalcante Lima Oliveira
- LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: conceitos para o gerenciamento do risco de desastres ambientais
Autores: Larissa Costa da Silva, Natalia Freire Pereira Silva, Natalí Sena Silva, Sarah da Silva D. Lira, Amelia Aline Cavalcante Lima Oliveira.
- Estratégias de logística 4.0 aplicadas no agronegócio: uma análise do sistema de transporte e das cadeias produtivas
Autores: Natália Figueiredo dos Reis, Guilherme Gomes da Silva, Ivily Gabriella Silva Campos, Vanessa Nava Pereira, Amelia Aline Cavalcante Lima Oliveira.
Professora: Kele Sousa Pires Andrade
- PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA RESTAURANTE DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA.
Autores: Gabrielle Moraes Prates, Raianne Silva de Brito, Thayrine Evelyn M. de Paiva, Kele Sousa Pires Andrade.
Modalidade da Apresentação: Poster
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO
AMBIENTAL NAS REDES SOCIAIS: uma análise acerca do uso da rede social Instagram como ferramenta de orientação e conscientização ambiental no município de Açailândia - MA.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »