MENU

14/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 14/11/2020 às 00h00min

Domingo é dia de votação

A ESCOLHA É SUA, ELEITOR!

Willian Marinho
Da Redação
147 milhões de eleitores poderão votar no domingo. Mulheres são maioria entre os que votam, enquanto homens representam dois terços dos candidatos - Foto: Divulgação

Depois de adiadas de outubro para 15 de novembro, as eleições municipais acontecem hoje em todo o País, com exceção de Macapá, que foi adiada pelo TSE por conta do apagão que levou o Amapá a ficar dez dias sem energia e com comida e água faltando.

Em Imperatriz, 473 candidatos disputam os 169.217 votos, distribuídos nas zonas eleitorais 65ª e 33ª. Durante a semana os cartórios prepararam todos os detalhes. Além de Imperatriz, há ainda a zona 92ª, que abrange os municípios de Davinópolis, São Pedro d’Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Serão 463 candidatos a vereador, com um crescimento na ordem de 56%, e 10 candidatos a prefeito, um número também crescente em relação à eleição passada. A evolução do eleitorado em Imperatriz foi de 151.858 da eleição de 2016 para 169.217 este ano.

Disputam o mandato de prefeito Assis Ramos (DEM), Sebastião Madeira (PSDB), Ildon Marques (PP), Marco Aurélio (PCdoB), Daniel Fiim (Podemos), Daniel Vieira (PRTB), Mariana Carvalho (PSC), Aluízio Melo (PSOL), Manoel Garimpeiro (PMB) e Sandro Ricardo (PCB).

Diferente
Este ano, por conta da pandemia da coronavírus, o TSE adotou estratégia para o dia da votação de acordo com os órgãos de saúde, assim sendo, para atender aos eleitores com idade de 60 anos ou mais, a votação será iniciada às 07 horas  atá as 10 horas. Depois desse horário aberta a todos os eleitores. O horário de encerramento continua o mesmo, às 17 horas.

As novas regras para hoje são:
De 7h às 10h - Pessoas excepcionalmente maiores de 60 anos
De 10h às 17h - Público normal
O mesário não poderá pegar seus documentos. Você deverá mostrar.
Álcool gel - eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.
A caneta para assinatura não poderá ser compartilhada.

Não esqueçam de levar no dia da eleição - 15/11/20:
Caneta
 Máscara (uso obrigatório)
 Identidade
 Título de eleitor

Segurança
No meio da semana, o juiz eleitoral Adolfo Pires da Fonseca esteve reunido com o comando militar em Imperatriz alinhando a estratégia de segurança para este domingo.  Ao todo serão usados mais de 200 policiais militares, sendo 107 do 14º Batalhão, que atende ainda Davinópolis e João Lisboa.  Além de policiais civis, Exército e a Policia Federal, que inclusive utilizará drone em locais de maior concentração de seções para flagrar possíveis abusos ou boca de urna, que são proibidos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »