MENU

14/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 14/11/2020 às 00h00min

Inovações em saúde: Facimp discute tema em sua Jornada Nacional de Biomedicina

A jornada é uma realização do curso de Biomedicina da faculdade e trouxe o presidente do CRBM1 para a abertura do evento

Assessoria de Imprensa – Facimp
Foto: Divulgação

Com a temática de “Inovações em Saúde”, foi realizada nessa semana, de forma remota, a Jornada de Biomedicina da faculdade Facimp, um evento de dimensão nacional que reuniu profissionais e acadêmicos da área para discutir variados assuntos da ciência e do mercado biomédico.

Logo no primeiro dia, na segunda-feira (09), foi realizado o grande momento do evento com a palestra do presidente do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região – CRBM1 (Serviço Público Federal - Jurisdição ES - MS - RJ – SP/SEDE), Dr. Dácio Eduardo Leandro, sobre habilitações e legislações na biomedicina. Uma palestra sobre tecnologias em perfusão extracorpórea fechou as atividades do dia.

O evento seguiu na terça-feira (10), pela manhã, com discussões e ensinamentos sobre acupuntura estética, bioestimuladores na estética biomédica, diagnósticos e tratamentos para a covid-19 e também do HIV. Já na parte da noite, a ação abordou temas como o desenvolvimento de moléculas para tratamento da leucemia, pesquisa de microbacterioses em plataformas de média e larga escala, os desafios para a cura da infecção pelo HIV e a incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde.

No último dia de evento (11), os debates permearam temáticas que envolvem o PCR em tempo real e sua utilização em detecção em doenças contaminantes, técnicas e tendências na microbiologia, sobre a detecção de células tumorais circulantes e a importância da dosimetria das radiações ionizantes.

Uma oficina sobre a atualização e elaboração de currículo lattes (plataforma CNPq), bem como uma mesa redonda sobre residência multiprofissional fecharam o evento, mostrando os direcionamentos dos acadêmicos na transição para vida profissional na biomedicina.

“O evento foi um grande sucesso. Os alunos e profissionais da biomedicina estão tendo a oportunidade de discutirem diversos temas atuais para os quais a profissão pode contribuir de forma significativa. Um momento único de muito aprendizado para os acadêmicos do curso de Biomedicina, tendo o contato com a prática diária de quem está exercendo as funções do biomédico”, comentou a coordenadora do curso de Biomedicina, Talita Pinho, fazendo um balanço geral da jornada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »