MENU

24/11/2022 às 21h58min - Atualizada em 24/11/2022 às 21h58min

Deputado quer aumentar imposto do agro em 725% para manutenção das estradas

“Quem estraga as estradas com sobrecarga vai poder contribuir mais com a manutenção”

Da Assessoria
Proposta será apresentada pelo deputado Zé Roberto (PT) - Foto: Clayton Cristus
 
O deputado estadual Zé Roberto (PT) afirmou que está elaborando uma proposta de aumentar de 0,2% para 1,65% o valor do imposto sobre a produção agropecuária dos grandes produtores da soja e outros grãos no Tocantins. Em termos percentuais o aumento é de 725%.

O parlamentar afirmou, nesta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa, que quem mais contribui para o desgaste das estradas, deve também contribuir mais para a manutenção delas.

“Estamos vendo em Goiás o projeto do governador Caiado, que é do agro, uma taxa de 1,65% para a produção agropecuária das grandes empresas, o que vai contribuir com um bilhão de reais para investimento nas estradas e mobilidade. O Tocantins tem legislação neste sentido e taxa em 0,2%, o que é pouco. Nosso jurídico prepara uma proposta para aumentar essa taxa do Tocantins para 1,65%, e assim, quem estraga as estradas com sobrecarga vai poder contribuir mais com a manutenção”, explicou o deputado.

Zé Roberto disse que as empresas do agronegócio, em sua maioria, têm acesso a benefícios e financiamento público para o seu desenvolvimento e precisam contribuir com a sociedade como um todo.

“Venho falando há 10 anos e reitero o que sempre disse, é a sobrecarga, da soja principalmente, que prejudica nossas estradas. Em uma atividade que é altamente subsidiada pelo dinheiro público, venho sendo bastante crítico sobre como a turma do agronegócio se organiza, que beneficia pouquíssimas pessoas e prejudica a esmagadora maioria e isso precisa mudar”, pontuou Zé Roberto.

O deputado afirmou ainda que “onde tem muita plantação de soja, a população é pobre, o município não gera renda e há uma uma exclusão da grande maioria da população”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »