MENU

24/11/2022 às 18h41min - Atualizada em 24/11/2022 às 18h41min

Em evento inédito no Maranhão, conselheiros tratam de avanços na área educacional do país

SECOM
Evento compartilha experiências de avanços educacionais e proposições para novas melhorias - Foto: Karlos Geromy
 
O Maranhão tem registrado significativos avanços no âmbito educacional. Um exemplo disso é o programa Escola Digna, ação desenvolvida pelo governo do Estado que busca garantir escolas mais estruturadas e, assim, proporcionar melhor qualidade de ensino aos alunos da rede estadual.

Esse, além de outros avanços na esfera educacional no Maranhão, é um dos assuntos tratados no Fórum de Conselhos Estaduais de Educação (Foncede) - Região Nordeste, evento que teve início nesta quinta-feira (24) e se encerra hoje (25), na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), em São Luís.

Pela primeira vez o Maranhão sedia a reunião do Foncede que conta ainda com representantes dos estados do Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.

“O Maranhão tem a honra de receber os conselheiros de educação da Região Nordeste para essa interlocução propositiva, esse diálogo sempre colaborativo entre os estados do Nordeste. Estes conselhos, que de fato aconselham a educação em seus estados, têm um papel relevante nesse processo educacional”, destacou a secretária de Estado de Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraya Raquel Alves da Silva, falou sobre a programação do evento, que acontece durante dois dias. “Hoje tivemos programação só pela manhã e na sexta será o dia todo com momento de discussão, pensando proposições e discutindo a educação no Nordeste e no país”, pontuou.

Avanços
Além do programa Escola Digna, o governo do Estado tem realizado outras importantes iniciativas. Uma delas é o de regime de colaboração com os municípios, que foi intensificado no governo Carlos Brandão com o lançamento do ‘Selo Prefeito da Educação’, ação que reconhece os esforços e políticas públicas promovidas pelos prefeitos em defesa da educação.

A TV Educação, canal aberto, com conteúdos educativos e culturais a todos os públicos tem ampliado e potencializado as ações educativas no estado. No último mês, por exemplo, têm sido transmitidos aulões e revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Também para garantir que os alunos de comunidades mais distantes das escolas possam se deslocar até as unidades de ensino, o governo do Estado tem realizado as entregas de transporte escolar aos municípios, proporcionando a redução na evasão escolar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »