MENU

24/11/2022 às 11h36min - Atualizada em 24/11/2022 às 11h36min

Realidade e sonho misturados em um só lugar

O “Encantado’s” tem o poder de transformar as pessoas em estrelas

Da Redação
GB Edições
A atriz Vilma Melo interpreta Olímpia na série “Encantado’s”. Ela administra o supermercado que herdou do pai com muita honestidade e real preocupação com o bem-estar de seus funcionários / Paulo Belote-RG
  
Tradicional bairro do subúrbio carioca, o Encantado é o cenário no qual acontece a história do supermercado que se transforma em quadra de escola de samba – o “Encantado’s”. 

Criada pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam a obra em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final, a série mostrada pelo Globoplay é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. “‘Encantado’s’ é uma comédia sobre sonhos, perseverança, fé e relações. Assinar a autoria desse projeto é um passo importante na solidificação das nossas carreiras”, afirma Renata Andrade. Thais Pontes complementa. “É uma chance de dar visibilidade não só para a gente, mas também para os universos que queremos mostrar”, afirma.
  
No “Encantado’s” não é só a palavra principal que assume diferentes interpretações. Os personagens desta comédia contemporânea também apresentam múltiplas camadas – maior do que a transformação do espaço físico é a metamorfose humana em prol da realização de sonhos. No núcleo que gira em torno do supermercado é possível ver em boa parte das pessoas em diferentes versões: funcionários do Encantado’s; componentes da escola de samba Joia do Encantado; e protagonistas de suas próprias vidas, com os desejos e os anseios que cada um carrega dentro de si.
 
Na trama, os irmãos Olímpia e Eraldo Ponza se dividem na administração dos negócios da família – o supermercado Encantado’s e a escola de samba “Joia do Encantado”, que fica no mesmo espaço.  Com a morte de Seu Geraldo, dono dos empreendimentos, instaura-se uma acirrada disputa dos irmãos e um verdadeiro campo de batalha, em meio a gôndolas, promoções, plumas e paetês.

Olímpia (Vilma Melo), a primogênita, herdou do pai os genes de empresária e comerciante. Ela que gerencia o empreendimento da família Ponza. Tenta fazer tudo de maneira racional e organizada, sempre zelando pelo bem dos funcionários e dos clientes de longa data do Encantado’s. “Olímpia realiza o que está na cabeça dela, é empreendedora, está vendo lá adiante. E não cuida só da pessoa física dela, mas mantém toda uma família e todas as famílias das pessoas que trabalham naquele supermercado.”, avalia Vilma Melo. 

Já Eraldo (Luís Miranda), o caçula dos irmãos, só pensa em samba. Seu maior objetivo é ver a agremiação fundada pelo pai desfilando na Sapucaí ao lado das campeãs do Carnaval do Rio. “O Eraldo Ponza, na minha visão, é um encantado, como o próprio nome da série diz. É um sonhador, o homem brasileiro que a gente gostaria de ver na sociedade, gentil, criador, criativo, um artista nato, compositor. Uma pessoa que tem um olhar delicado para o ser humano, que vê a alegria como um processo de transformação”, comenta Luís Miranda. Ele diz ainda que “Encantado’s espelha o povo brasileiro. A história é linda. Os personagens são extremamente carismáticos e falam de família, de amor, de amizade, de cuidado, de comunidade e de solidariedade. E fala também com esse povo que brilha em seus lugares”. Vilma Melo faz coro: “Através da leveza nos vemos retratados, nos vemos representados e isso é simplesmente maravilhoso. Encantado´s é realmente uma obra especial!”, finalizou a artista. 

A atmosfera da série traz um ambiente no qual a esperança tem lugar debaixo do suor do rosto de cada um dos personagens, brasileiros comuns e extraordinários, ao mesmo tempo. “Quando o samba entrou na história, a gente viu a oportunidade de ter essa dualidade: eles como coadjuvantes na relação do supermercado e estrelas na escola de samba. Eram dois momentos desses mesmos personagens que são ‘invisíveis’ de modo geral como funcionários, mas que ganham um outro status quando são as grandes estrelas do show. O samba vem para dar visibilidade”, explica a autora Renata Andrade. 
  
Sua dupla na criação da série, Thais Pontes conta que a inspiração para a construção dos personagens partiu da observação do dia a dia: “Eu acho que todo mundo conhece um pouquinho dessas pessoas. Eu conheço um Eraldo, uma Olímpia; conheço um mix deles”. 

Diretor artístico incumbido de dar o tom à produção, Henrique Sauer observa que as cenas da série são responsáveis por transmitir toda a beleza da narrativa criada pelos autores. “É uma história que emociona e faz rir. É sobre as relações das pessoas entre si e entre a família. É uma história de dois irmãos; é a história de dois filhos com uma mãe; é a história de dois filhos que perderam o pai. É sobre as paixões dessas pessoas. Todos que assistirem vão se conectar com alguma coisa”, destaca.
  
Na frente e por trás das câmeras, o elenco de “Encantado’s” é a garantia do riso. Além de Luís Miranda (Eraldo) e Vilma Melo (Olímpia) nos papéis centrais, a série traz nomes célebres da dramaturgia, como Dhu Moraes, que interpreta a matriarca da família Ponza; Neusa Borges como Tia Ambrosia; e Tony Ramos, que dá vida ao bicheiro Madurão, a maior ameaça à continuidade do negócio dos protagonistas. A obra também traz jovens atores. É o caso de Digão Ribeiro (FlashBlack), Dhonata Augusto (Pedro), Ramille (Melissa) e Luellem de Castro (Ana Shaula). Ainda estão no elenco Dandara Mariana (Pandora), Evelyn Castro (Maria Augusta), João Cortes (Celso Tadeu), Ludmillah Anjos (Crystal), Augusto Madeira (Leozinho) e Leandro Ramos (Ceroto). 

Bom de ver. Disponível na tela do Globoplay.
 01  Vilma Melo e Luís Miranda são os protagonistas de “Encantado’s”. Eles aparecem como os irmãos Olímpia e Eraldo Ponza. Apesar de se amarem bastante, têm objetivos completamente diferentes quanto à herança deixada pelo pai, embora ambos sejam muitíssimos bem-intencionados / João Miguel Jr-RG;  02  É aqui que tudo acontece! E são esses os personagens que se deixam encantar pela esperança e pela transformação. Durante o dia, local de trabalho, local de ganhar o pão. Mas, à noite, o encantamento acontece e tudo se transforma em alegria e sonho / João Miguel Jr-RG;  03  O ator Luís Miranda clicado num dos intervalos das gravações das cenas de seu personagem Eraldo Ponza, de “Encantado’s” / Paulo Belote-RG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »