MENU

23/11/2022 às 17h12min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h04min

Clarios amplia fornecimento de baterias avançadas para montadoras

Veículos Fiat, Jeep e Mercedes-Benz saem de fábrica equipados com baterias EFB Geração 2

SALA DA NOTÍCIA Clarios
Clarios
Divulgação Clarios

A Clarios, fabricante das baterias Heliar, está expandindo o fornecimento de baterias EFB Geração 2 no mercado brasileiro. O aumento atende às necessidades das montadoras por baterias de tecnologias avançadas para cumprir os requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030.
 
Enquanto a bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) de primeira geração é construída com uma grade estampada PowerFrame e uma grade expandida, na EFB Geração 2 da Clarios, as duas grades contam com a tecnologia PowerFrame, tecnologia essa patenteada pela Clarios e que garante até 3x mais resistência a corrosão.
 
O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica porque essa é a tecnologia ideal para atender as necessidades de redução de emissões e de consumo dos veículos: “Esse tipo de bateria avançada é indicado para veículos equipados com sistema start&stop e/ou possuam o chamado alternador inteligente, componente que faz o monitoramento contínuo do estado de carga da bateria através da tensão da mesma, evitando que o alternador permaneça em operação 100% do tempo, gerando diminuição no consumo de combustível e consequentemente de emissões de CO2. 

“Por ter maiores níveis de ciclagem, a EFB Geração 2 da Clarios pode ser carregada e descarregada mais vezes sem que haja risco de danificar a bateria. Além disso, é capaz de suprir a alta demanda elétrica do veículo até atingir determinado estado de carga, para somente, a partir deste ponto, o alternador entrar em serviço, detalha o diretor. 

O diretor alerta ainda que a troca da bateria sempre deve obedecer à tecnologia original de fábrica: substituir uma bateria avançada EFB por uma bateria convencional SLI leva a uma redução de vida útil da nova bateria, além de possíveis danos a outros componentes elétricos.

Montadoras
A Fiat Toro Ds, no ano 2022, optou pela utilização da bateria avançada Heliar EFB Geração 2 de 72 Ah. Outros modelos que também passam a ser equipados com a Heliar são o Jeep Compass e o Jeep Commander. 

No segmento de veículos pesados, a partir de 2023, o novo Mercedes Actros virá equipado com uma bateria Heliar EFB de 230 Ah, que alimenta todos os sistemas elétricos do caminhão, incluindo itens de segurança e conforto para o motorista. A tecnologia avançada permite uma durabilidade duas vezes maior em 50% de descarga, se comparada com as baterias convencionais, garantindo uma vida útil superior.
 
A Clarios é detentora, dentre outras marcas, da Heliar, hoje a mais usada pelas montadoras, equipando 2 em cada 3 veículos produzidos no Brasil, incluindo os segmentos comerciais, leves e motocicletas. Globalmente, os produtos da Clarios equipam 1 em cada 3 carros em circulação no mundo.


 
Sobre a Clarios
 A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »