MENU

23/11/2022 às 14h51min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h02min

Vocação e autoconhecimento dão o tom do livro "Sem Querer ou a Vida de Íris" que será lançado em Curitiba

O lançamento será no dia 27 de novembro em evento aberto ao público com distribuição gratuita de livros, autógrafos e oficinas

SALA DA NOTÍCIA IEME Comunicação
Com distribuição gratuita, o livro “Sem Querer ou a Vida de Íris” será lançado no próximo dia 27 num evento que promete animar o dias das crianças e das famílias. O livro conta a história de uma menina, a Íris, que descobre sua vocação, a escrita. Com narrativa poética, o livro traz a reflexão sobre a importância do silêncio e a busca por propósito. As autoras, a escritora Isadora Hofstaetter e a ilustradora Carla Irusta explicam que o livro não é destinado apenas para o público infantil já que narra uma jornada de autoconhecimento: "Sempre acompanhei o setor dos livros infantis e acho maravilhosa a possibilidade que muitos deles trazem de camadas de entendimento, diferenciadas para diferentes faixas etárias. Eu e a Carla buscamos trazer isso para este livro também. Então, de acordo com a desenvoltura de leitura, novas interpretações podem surgir", completa a autora. 
Íris, a personagem principal desta história, questiona ao longo do livro os motivos pelos quais todas as pessoas à sua volta se encontram, seja no amor ou profissionalmente e ela não. Então, ao relatar a própria angústia, a menina amadurece e com ela amadurece também a sua relação com a escrita. O livro ganhou também uma animação que está disponível no canal do youtube:  https://youtu.be/vmBy-5jPkPI
A publicação faz parte do projeto Encontros e foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocinío Sideral Linhas Aéreas, Embart e Stampa Food. O lançamento será no próximo dia 27 de novembro, às 10hs no Museu Paranaense. Durante o evento de lançamento, as autoras vão distribuir exemplares da publicação autografados e oficinas abertas ao público. 

Projeto Encontros

O projeto Encontros promove a leitura compartilhada no ambiente escolar e fora dele. O objetivo é contribuir com o incentivo à produção literária nacional e a democratização de acesso ao livro por meio da distribuição gratuita para bibliotecas, escolas públicas e para o Hospital Pequeno Príncipe. Além da publicação, o projeto prevê também oficinas de incentivo à leitura, pelo arte-educador Luis Teixeira, voltadas para alunos da rede pública de ensino de Curitiba e região. 

Sobre as autoras
Isadora Hofstaetter é brasileira e admira livros desde que sua memória a deixa lembrar. Hoje trabalha produzindo livros e outros projetos culturais que permitem que artistas façam cinema, música, fotografia e dança. E na plateia desses projetos, normalmente encontramos crianças de todas as idades. Gosta de pipoca, ficar de pé descalço e de pular na cama elástica. Tem ao lado da mesa onde escreve suas histórias uma foto de quando era pequenina. Sem querer ou a vida de Íris é seu primeiro livro para crianças.

Carla Irusta
é brasileira e argentina. Trabalha fazendo livros, inventando jogos, contando histórias e desenhando tudo. Junto com a Isadora já fez muita coisa legal pra crianças e adultos. Gosta de mato, gato e cachorro. É mãe do pequeno Silvestre e adora contar, inventar e desenhar histórias. Coleciona tesouros e besouros e acredita que os livros transformam o mundo (para melhor, é claro!)


Serviço:
lançamento do livro “Sem Querer ou a Vida de Íris”

Data: 27 de novembro
Hora: 10hs
Endereço: MUPA – Rua Kellers, 289
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »