MENU

23/11/2022 às 18h24min - Atualizada em 23/11/2022 às 18h24min

Quem nunca sonhou em pagar menos impostos e estar dentro da Lei?

A FIEMA realizou o encontro com contadores e abordou os benefícios do planejamento tributário para alcançar a redução de custos na Indústria

Da Assessoria
O Encontro com contadores contou com a Sintech Soluções Digitais, parceira da FIEMA. Thyago Menezes ofereceu as novidades na emissão de certificado digital - Foto: Assessoria/Fiema
 
SÃO LUÍS – Com o tema “Tributação de Impostos Incidentes no setor Industrial” a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), realizou o Encontro com Contadores em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Maranhão (CRC-MA), nesta terça-feira (22/11). O evento contou com a grande adesão dos profissionais de contabilidade e empresários industriais que receberam orientações sobre os tributos nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Na oportunidade, o público conheceu mais sobre as várias modalidades de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), informações fundamentais para a realização do balanço financeiro das empresas e do cálculo do valor de imposto a ser pago. O setor da indústria com a variedade de insumos envolvidos nos processos de produção, tem direito a benefícios tributários garantidos por Lei, mas que necessitam da aplicação da legislação pertinente e do processamento das informações contidas nos documentos fiscais. 

A presidente do CRC-MA, Ana Lígia Coelho Martins, alertou para a carência de profissionais de contabilidade qualificados no campo industrial, uma vez que a consultoria contábil tem a responsabilidade de orientar o cliente na gestão de assuntos financeiros, fiscais, trabalhistas e previdenciários que servirão de base para as futuras tomadas de decisão. 

“Esse encontrou serviu para mostrarmos as técnicas para trabalhar de maneira eficaz na oferta do serviço consultivo para a indústria. Falamos sobre como funciona a tributação para o setor da indústria no Maranhão e da importância do aprendizado da contabilidade que vai além do básico. O profissional que entende a técnica é mais valorizado no mercado e estamos com falta de mão de obra qualificada. Nós temos a obrigação de entender as leis e de oferecer o nosso melhor trabalho no setor da indústria, pois no Maranhão a gente encontra muita oportunidade”. 

Na opinião do vice-presidente do CRC-MA, Fernando Leite Oliveira, “O nosso sistema nacional é complexo e enfrentamos uma grande carga tributária. Diante desse cenário, o contador precisa aliar as ferramentas tecnológicas ao conhecimento integral da legislação, para que a consultoria, a análise de dados detalhada seja eficaz nas orientações que vão ajudar os clientes em suas deliberações frente à infinidade de normas e procedimentos. Esse deve ser o foco da consultoria contábil”, afirmou. 

Durante o encontro, a empresa de certificação digital Sintech Soluções Digitais, parceira da FIEMA, ofereceu as novidades na emissão de certificado digital que prometem agregar ao contador e seus clientes, benefícios de rentabilidade em um mercado competitivo, um modelo sem burocracia no registro e sem custos em infraestrutura dentro do negócio da certificação. O proprietário da empresa, Thyago Menezes, explicou como funciona a emissão online de certificação sem que o cliente precise passar por qualquer agente de registro. “Ele compra e emite sozinho o certificado digital dele, sem enviar documentação, o processo é 100% online”. 

A contadora e analista de negócios da SAMED, Alessandra Fernandes, saiu do encontro satisfeita. “O Fernando Oliveira foi muito feliz nas colocações que fez na palestra e esclareceu pontos fundamentais da substituição tributária, exoneração de folha e explicou como podemos diminuir de carga tributária para o cliente. Saio desse encontro enriquecida de conhecimentos sobre a atuação no ramo industrial”. 

“Saber o que o governo oferece de benefícios para a indústria é muito importante para que a gente possa passar as informações corretas para os nossos clientes. Esses conhecimentos técnicos adquiridos aqui no encontro só agregam valor aos serviços que vamos prestar como contadores, o que é exponencial para ajudarmos no crescimento da economia e das indústrias do nosso estado”, avaliou a participante do encontro, Tarsila Gaspar, proprietária da TG contabilidade e assessoria administrativa. 

ENCONTRO EM IMPERATRIZ - No dia 29 de novembro, o Encontro com Contadores será no escritório regional da FIEMA em Imperatriz, às 19h e vai tratar sobre a adequação do registro de empresas a Classificação Nacional de Atividades Econômica (CN AE), apresentação da Plataforma SESI VIVA + e o envio de eventos para o E-Social. A ação é totalmente gratuita, e será realizada em parceria com Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Maranhão (CRC-MA) e o Serviço Social da Indústria (SESI-MA). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »