MENU

22/11/2022 às 20h26min - Atualizada em 23/11/2022 às 00h06min

O bê-á-bá da jardinagem: dicas para quem tem plantas em casa e não sabe por onde começar

Engenheiro agrônomo explica a diferença entre produtos e o passo-a-passo para manter suas plantas saudáveis

SALA DA NOTÍCIA Forth Jardim
Divulgação
Antigamente, quando falávamos em jardim, logo vinha em mente espaços grandes e exuberantes, compostos por várias espécies de plantas e que automaticamente dependiam de certas habilidades e muita dedicação para ficar com a manutenção em dia. Esse “estereótipo”, no entanto, tem mudado bastante, com um número cada vez maior de pessoas que criam seus próprios jardins em pequenos espaços, inclusive dentro de casas e apartamentos.

Sendo uma incentivadora da jardinagem caseira, a Forth Jardim que é uma marca que está no mercado há mais de 23 anos atuando no cuidado com as plantas, tem percebido esse crescente número de adeptos do “urban jungle”, um estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza no interior das casas. E mais do que só comprar um vasinho para compor a decoração, as pessoas estão mais interessadas em participar de todo o processo.

E para aqueles que ainda acham que cuidar das plantas é algo muito complexo, o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Feliciano, explica um passo a passo básico para quem também quer aderir a jardinagem caseira:

- Plantando:
Quando vamos cultivar plantas em vasos lembramos logo da terra, mas existem outras duas opções que tem a mesma finalidade: o substrato e o condicionador. Porém, cada produto tem a sua particularidade e saber a diferença entre eles pode ajudar na hora de escolher qual das opções é a mais adequada:

A terra comum pode ser retirada da natureza, ou ser de origem vegetal (quando vem de um processo de compostagem de materiais orgânicos).

O substrato não tem terra na composição, geralmente é de origem orgânica, mas também pode ter material mineral. A vantagem dele em relação à terra é não conter sementes de mato e ser livre de pragas ou doenças.

O condicionador é um material orgânico e como o próprio nome sugere é usado para “condicionar”, melhorar o solo. Então se você já tem terra em seus vasos ou jardim e quer melhorá-la essa é a opção mais indicada. Quando misturados à terra ele a deixa mais solta, ajuda a reter mais água e mais adubo.

- Nutrindo:
Depois de iniciado o cultivo, o próximo passo é a manutenção da planta. Para isso são utilizados os fertilizantes, que são produtos que servem para nutrir o solo, que podem ter origem orgânica ou mineral. A terra ou substrato, mesmo aqueles que contém algum tipo de fertilizante, vão se esgotando e por isso a adubação é necessária.

Um exemplo prático é a jabuticabeira. Se ela produz bem em vaso e você colher todos os frutos e não a adubar, com o passar do tempo vai colher cada vez menos, pois está retirando os frutos que continham os nutrientes que foram absorvidos da terra. Com a adubação você devolve o que tirou e assim a planta se mantém produtiva.

Em geral, a adubação deve ser feita a cada 30 dias e é importante utilizar fertilizantes que oferecem mais nutrientes, tanto “macro” quanto “micro”. Assim, como os humanos, as plantas também precisam se alimentar, sendo que para elas alguns dos nutrientes essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cobre, molibdênio, zinco, ferro e cloro, sendo que o último já é fornecido água de irrigação e nos fertilizantes minerais.

 - Defendendo:
Conhecido como produtos domissanitários para uso de jardinagem amadora, os “defensores” são produtos registrado pela Anvisa e podem ser utilizados com segurança em suas plantas para controle de pragas ou doenças.

Se suas plantas forem atacadas por insetos, por exemplo, como: pulgões, lagartas, cochonilhas ou outros é indicado usar Forth Inseticida. No caso de problemas com fungos, ferrugem, pinta preta, mofo branco a indicação é Forth Fungicida. Já para formigas cortadeiras é possível usar a isca granulada ou o Forth Formicida mata no ninho (Fipronil), caso seja “formiga de jardim”.

- Embelezando:
Depois que já cultivou e manteve sua planta nutrida e protegida, você pode contribuir para deixar suas plantas ainda mais exuberantes, com os produtos embelezadores.

Um exemplo é o Brilha Folhas, um produto ideal para usar em vasos que ficam em ambientes internos. Além de tirar a poeira delas, ele dá brilho às folhas.

Uma outra dica para quem cultiva bonsais ou outras espécies, que precisam ser podadas de tempo em tempo, é a Pasta Selante. Trata-se de uma pasta “cicatrizante”, que além de selar o local que recebeu o corte (inclusive deixando a planta mais protegida), também preserva a sua estética por ter uma cor mais discreta. 

Sobre a Forth Jardim
A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 23 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 4.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.
@forthjardim_oficial
https://forthjardim.com.br/
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »